Blog

19/10/2018

Vale a pena contratar um treinador online?

Coluna do treinador, Iuri Lage

Correr pode ser o mais simples dos esportes, mas projetar e implementar um treinamento adequado a sua rotina, condição física e objetivo é algo bem complexo.

Sites, livros e revistas muitas vezes oferecem programas de treinamento prontos e atrativos, do tipo: “Corra 10km em 90 dias de preparação”, “Maratona sub 4h em 20 semanas de treinamento”, “Perca 10kg em 3 meses”.

Alguns desses programas podem ser coerentes tecnicamente, inclusive já fiz alguns que foram publicados na revista Runner’s World, porém eles deixam de lado o que mais prezamos: a individualidade.

Para nós da BHRace todo corredor é absolutamente único, e assim ele deve ser treinado!

Cada um que se aventure a correr tem uma percepção diferente do esforço, tipo de pisada, nível de motivação, carga horário de trabalho, família, histórico esportivo, etc.

Sem falar nas características físicas propriamente, como: idade, sexo, altura, peso, limiar anaeróbico e VO2 máx.

 

Mas então essas planilhas prontas de revista nunca funcionam?

Conheço alguns corredores que treinaram para diferentes distâncias (5km a 42km) usando planilhas de revistas e tiveram bons resultados sem se lesionar.

Mas algumas perguntas ficam sempre no ar:

  • Será que poderia ter ido melhor na prova?
  • Será que a intensidade dos treinos estavam adequadas a minha condição física?
  • Seria possível ter treinado menos e obter o mesmo resultado?
  • Será que o período de descanso entre os treinos foi adequado ao momento que estou atravessando em minha vida?
  • Eu realmente precisava ter feito todos os treinos previstos no programa?
  • Será que esse treinamento fez mal a minha saúde?

É impossível responder essas perguntas pensando que esse mesmo programa poderia ter sido feito tanto por um corredor de 54 anos, casado, pais de três filhos ou uma jovem de 19 anos universitária, solteira e jogadora de vôlei.

Todo ciclo de treinamento para ser eficiente precisa ser individual e ajustado constantemente.

Em cada treino realizado deve ser analisado três fatores que irão validar (ou não) a sequência da planilha: Performance nos treinos anteriores, motivação e disponibilidade de tempo nos próximos dias.

Exemplo 1: Corredor A está treinando muito bem, se sentindo motivado, mas terá que viajar a trabalho na próxima semana e não poderá treinar.

Exemplo 2: Corredor B está treinando bem, está com uma rotina confortável para treinar, mas não tem gostado de fazer treinos longos.

Exemplo 3: Corredor C está com bastante tempo para treinar, se sentindo motivado, mas não está conseguindo manter a intensidade nos treinos.

Em todos os 3 exemplos será preciso fazer uma alteração importante na planilha para as próximas semanas.

É aí que entra o papel principal do treinador online!

Diferente do que boa parte dos corredores acreditam, montar um programa de treino coerente tecnicamente é o mais simples dos trabalhos de um treinador.

A dificuldade está em ajustar os treinos semanalmente através dos feedbacks fornecidos e a partir dele tentar encontrar o melhor treino possível ao atleta naquele momento sem deixar cair a motivação.

Pensando em um atleta amador com vida social, família e emprego, o desafio é muito grande.

Alguns corredores sempre dizem: “Eu não quero correr rápido, não acho que faz sentido ter um treinador.”

O treinador não é só para fazer você correr rápido, ele serve também para fazer seu treino ser  mais prazeroso, eficiente e livre de lesão!

Tenho muitos atletas que não gostam de correr mas precisam praticar exercício físico por recomendações médicas. Eles estão comigo há anos por entender que farão somente o necessário para alcançar o resultado desejado seguindo sua planilha de treino individualizada.

Mas como funciona o acompanhamento de um treinador online?

Aqui na BHRace o primeiro passo do corredor interessado no treinamento online é responder um formulário de cadastro onde serão detalhadas as características físicas, histórico esportivo, risco cardíaco e objetivo.

Em seguida os treinador responsável realiza uma entrevista via telefone para aprofundar ainda mais nas respostas dadas em cada pergunta do formulário, além claro de se apresentar e falar um pouco como irá funcionar o acompanhamento.

Uma vez que o treinador esteja seguro das características do seu novo corredor, ele o orienta a realizar um teste físico de VO2máx. percorrendo  2.400m na maior velocidade possível.

Através desse teste serão definidas as velocidades de treinamento e criado um ciclo de treinos em nossa plataforma direcionado a uma meta específica.

A partir daí o contato será constante via telefone e Whatsapp, e os dados de cada treino realizado serão sincronizados em nossa plataforma pelo aplicativo Strava ou relógio corrida.

Informações como velocidade, ritmo, percepção de esforço, altimetria e distância serão analisados periodicamente e servirão como base para a prescrição dos próximos treinos.

 

O fato do treinador está distante não é um problema?

Absolutamente não.

Com as tecnologias disponíveis hoje em dia, nós treinadores online, temos acesso a informações tão específicas que, muitos treinadores olímpicos há poucos anos atrás nem sonhava em ter no treinamento presencial. Informações como cadência de passada, tempo de flutuação ou deslocamento vertical estão disponíveis praticamente em tempo real em nossa plataforma dependendo do equipamento do corredor.

 

E quanto custa?

Aqui na BHRace o preço varia de acordo com o plano que você escolher.

A partir de R$89,00/mês é possível ter um treinador para “chamar de seu” e colher os benefícios da ajuda profissional individualizada que respeita completamente suas características.

Nesse tipo de serviço a experiência do treinador conta muito, além claro de existir um número máximo de corredor por treinador para que a qualidade do atendimento seja mantida. Nesse sentido acho o valor justo e acessível.

É possível encontrar preços mais em conta, porém em plataformas robotizadas que tentam simular uma planilha individualizada sem disponibilizar se quer o número de telefone do treinador responsável.

Para assistir um vídeo sobre nosso treino online clique aqui.

 

 

 

Compartilhe:

Deixe um comentário

avatar
  Receber comentários por email  
Avise-me de

Vamos Treinar?

Conheça o treinamento online BHRace. Corra onde e quando quiser, com orientação profissional.

Deixe seu email e receba nossa news