Blog

23/08/2018

Como aproveitar todos os recursos do seu Garmin

Acessórios, Fala corredor, Post da Nagai

Como corredora “nerd” que sou, já explorei muito as funções e recursos do relógio, adoro os números e gráficos dos treinos.

As métricas do Garmin são excelentes para analisar meus treinos; entender com meu treinador como estou evoluindo, adaptando aos treinos; ver quais exageros cometi nos treinos antes de uma lesão (e não ser teimosa de repetir a mesma falha) etc.

Além disso, o preço bem salgado também justifica a necessidade de entender tudo que o relógio pode me oferecer.

Claro que nada substitui uma análise crítica do treinador que nos acompanha, mas esses resultados do Garmin satisfazem muitas curiosidades típicas dos atletas.

Por isso listei algumas perguntas que me faço constantemente e um passo-a-passo de como usar as funções do Garmin para responder a esses questionaentos.

 

Como foi meu treino?

O acompanhamento do treino pode ir muito além de monitorar o seu desempenho durante a própria atividade.

É inviável ficarmos avançando pelas telas do relógio (ecrãs) para visualizar todas as métricas e, para simplificar, acabamos controlando mesmo o ritmo e se tivermos mais paciência no dia, o batimento cardíaco.

Indico o acesso ao site do Garmin Connect através do seu computador ou celular para conferir as dicas abaixo.

Após clicar para visualizar detalhes do treino, observe que a medida que você passa o cursor representado por uma linha vertical, consegue avaliar a elevação do percurso, seu ritmo, frequência cardíaca e cadência em cada momento.

Se você clica em cima do mapa do percurso, o círculo preto indica qual sua localização no percurso quando atingia os parâmetros mencionados acima.

Veja que do lado direito nos gráficos, são indicadas as médias do treino (ritmo médio).

Clique na seta dupla da direita para ver o gráfico ampliado.

Para todos os parâmetros de Ritmo, Frequência cardíaca, Elevação é possível definir se deseja ver seu ritmo ao longo do tempo (mm:ss) ou distância (km) clicando na seta para baixo, selecionando a opção desejada na caixa.

 

 

Ao lado da seta onde está escrito “sem cobertura”, selecione um segundo parâmetro para sobrepor as curvas do ritmo e da elevação.

Repare que à esquerda, é indicada a escala de Ritmo em azul e à direita, Elevação em verde.

Aumente o Zoom do trecho, selecionando faixa em que deseja ver mais detalhes, basta clicar e arrastar a tela (o mesmo pode ser feito no seu smartphone pressionando a tela e arrastando).

 

 

Assim, o trecho de 5,2 a 5,45km é ampliado

 

 

O aplicativo também permite visualizar treino, porém é mais limitado por não permitir te indicar posição no percurso junto com os parâmetros de ritmo, frequência cardíaca, cadência e elevação ponto a ponto.

 

O Quarto Elemento – O que seria a Cadência?

O quarto parâmetro é a Cadência, medida em passos por minutos ou spm (steps per minute). É o menos intuitivo de todos e sempre ouvi falar do número 180 passos por minuto como o ideal para uma dinâmica de corrida mais eficiente.

Se é 182 ou 178 realmente não importa, apenas basta entender o raciocínio por trás disso.

Existe uma pesquisa indicada pelo fabricante que quanto maior a experiência na corrida, maior a cadência do atleta. Se o atleta dá mais passos por minuto, como consequência, ele oscila menos na vertical (afinal nosso esporte é a corrida, não o salto em altura) e permanece menos tempo em contato com o solo (os idolatrados quenianos têm tempo reduzido de contato com solo, parecem voar, flutuar né).

Quando você vê aquela nuvem de pontos colorida, saiba que cada ponto representa uma aquisição de quantos passos foram dados por minuto ao longo do tempo.

Clique no ponto de interrogação ao lado de “cadência de corrida” e o Garmin te indica o significado das zonas coloridas, mostra qual seria o percentual recomendado em cada faixa de cadência.

 

Qual foi minha evolução desde que iniciei na corrida?

Sempre temos aqueles treinos ou semanas de treinos que os resultados não saem como esperado, precisamos revisitar os treinos para vermos a nossa evolução e entender que aquele treino ruim foi apenas uma minúscula exceção na nossa gloriosa vida de corredor.

Este recurso de comparar treinos está disponível no site do Garmin Connect, o aplicativo não oferece esse recurso.

Com um treino aberto, clique no ícone da engrenagem e depois “Comparar”:

 

 

Faça um filtro em “avançado”, defina por exemplo a distância mínima e máxima para segregar só treinos com distância próxima:

 

 

Destaquei alguns treinos com mesma distância desde 2016, em que agora, consigo comparar qual foi o tempo, ritmo médio e frequência cardíaca média.

 

Qual foi meu acumulado no ano?

Ver a estatística do ano ou desde que comprei meu Garmin, para mim, é um dos recursos mais bacanas.

Vai muito de encontro com aquelas retrospectivas do Strava que mostram seu ano de corrida em números ou reconhecimento da BHRace aos atletas que atingiram a marca de 5000 km pela assessoria (seja através de lançamento manual do treino como sincronizando com Strava).

Daí você pode começar a brincar contabilizando quantas vezes poderia ir de BH a São Paulo correndo, tendo em vista sua distância percorrida no ano ou quantos Big Mac’s poderia comer considerando o total de calorias gastos…

Mais uma opção disponível apenas no site do Connect é a opção de “Relatórios” e “Resumo do progresso” em que é mostrado um resumo com quantidade de atividades, distância total, tempo total, etc. desde quando adquiriu o seu relógio.

Por exemplo, acumulei em 425 atividades desde 2016, mais de 353 horas e 174 mil calorias.

Ao invés de ver o resumo do progresso, escolha um parâmetro como Distância total percorrida nos últimos 12 meses:

 

 

VO2 máximo – Como identifico minha evolução através desse parâmetro?

O VO2 máximo é uma métrica que indica sua resistência cardiovascular e corresponde  ao volume máximo de oxigênio em mililitros que você pode consumir por minuto e por kg de massa corporal no seu máximo desempenho.

Este pode ser analisado ao longo dos últimos 12 meses ou indicado seu valor mais recente:

 

 

Clicando no ponto de interrogação, o Garmin mostra qual a faixa de VO indicada para cada classificação de fraco a excepcional:

 

 

Vale a pena explorar mais o seu relógio, calcular seu tempo de recuperação (quantas horas de descanso recomendada até o próximo treino), previsão de tempos de conclusão em 5-10-21-42k com base nos seus ritmos e frequências cardíacas.

Tudo isso é indicado no “History” ou “Historial” do relógio.

Enfim, comentei neste post alguns dos recursos para avaliar seus treinos, disponíveis no seu honesto Garmin, companheiro de todas as horas.

 

Compartilhe:

Receber comentários por email
Avise-me de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Vamos Treinar?

Conheça o treinamento online BHRace. Corra onde e quando quiser, com orientação profissional.