Blog

28/06/2018

Inspiração através dos esportes

Post da Nagai

Esporte é fascinante por mostrar o quanto talento e dedicação juntos levam atletas nas diversas modalidades a conquistarem partidas, títulos e muitas vezes um legado.

Adoro esportes e finais de semana principalmente ligo a TV para acompanhar meus três esportes favoritos: atletismo, basquete e tênis.

A partir desse genuíno interesse, veio a idéia de destacar 3 atletas, ainda em exercício, que construíram uma carreira expressiva nas suas modalidades por possuírem qualidades que todos nós temos e podemos aplicar no nosso treinamento de corrida e nas provas.

Vamos a princípio falar de Rafael Nadal, LeBron James e Eluid Kipchoge.

Nadal: Intensidade

Nadal sempre foi visto como um cara intenso, disputa cada ponto e força seu oponente a jogar no mais alto nível, levando muitas vezes o adversário ao limite.

No passado, muitos diziam que a carreira dele seria curta visto que a intensidade do seu jogo o levaria a muitas lesões. De fato, a trajetória dele foi permeada por alguns afastamentos para fisioterapia devido a lesões.
Mas nada tira o mérito dele de ter trabalhado seu físico e feito adaptações em seu  jogo.

Hoje ele é número 1 da ATP na frente do seu maior rival Roger Federer. Vencendo partidas contra jogadores cerca de 10 anos mais novos, que cresceram assistindo ele.

Continua o mesmo cara intenso, a mesma mentalidade de buscar cada ponto como se fosse o decisivo.

Como não contemplar um cara que já ganhou 10 títulos em Roland Garros?

Clique aqui e veja alguns números desse tenista incrível!

Quando aplicar essa atitude “Nadal”:
• Treinos de velocidade
• Últimos km ou sprint final numa prova
• Liberar toda a raiva que sentiu no dia (causada por colegas de trabalho, trânsito, vizinhança, parceiro, etc)

 

LeBron: Consistência

LeBron James jogou sua 15ª temporada na NBA com melhor desempenho de sua carreira, atingiu a 5ª melhor marca recentemente acumulando 51 pontos. Jogador completo, alto nível e ao mesmo tempo muito humilde quando lhe questionam como ele tem conseguido consistentemente ser decisivo.

Ele atribui o sucesso a confiança dada a ele pela sua equipe e treinador.

LeBron foi capaz de se adaptar ao puxado calendário de jogos e ser consistente ao longo do tempo, não sendo afetado por lesões como os demais jogadores.

Claro que ele tem uma equipe multidisciplinar ao redor que investe milhões de dólares em terapias, tratamentos para garantir uma recuperação e adaptação exigidas na competição.

Realmente é preciso muita disciplina para manter essa consistência de treinos, alimentação, recuperação, descanso sem se deixar levar por distrações ou surtar, ficar de saco cheio com toda essa rotina certinha.

Clique aqui e veja alguns lances do LeBron!

Quando aplicar essa atitude “LeBron”:
• Treinos longos de final de semana
• Treinos infinitos bem típicos de ciclo para Maratona, que o Garmin parece que para no tempo e o treino não acaba!
• Provas de longa distância 21-42k

 

Kipchoge: Concentração

Kipchoge é um atleta com capacidade de concentração muito acima média.

Para quem o acompanhou na transmissão do Breaking2 e assiste ele nas provas, é impossível não reconhecer o quanto ele se concentra no seu objetivo final.

Não há coelhos (pacers) atrapalhados com ritmos insanos na largada que conseguem tirá-lo do controle, muito menos condições climáticas (chuva, calor, frio).

Apesar de sabermos o quanto esses atletas profissionais se arriscam para bater tempos e conquistar premiações, até hoje não houve uma prova em que ele não pegasse pódio ou desistisse no meio por errar a mão na estratégia de pace, lesão, etc.

É um cara zen mesmo, que sabe muito bem que corrida não é apenas preparo físico e sim mental.

Assista Kipchoge em ação.

Quando aplicar essa atitude “Kipchoge”:
• Treinos de pace para cravar o ritmo alvo para prova
• Treinos regenerativos para evitar de transformá-lo num estabilizador
• Quando você está proibido de acelerar em função de lesão ou porquê veio de uma prova domingo precisando dar uma trégua ao seu corpo.

 

Compartilhe:

Receber comentários por email
Avise-me de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Vamos Treinar?

Conheça o treinamento online BHRace. Corra onde e quando quiser, com orientação profissional.