Blog

15/05/2018

10 sintomas de estresse que você não deveria ignorar

Coluna do treinador, Iuri Lage

Para muitas pessoas, o estresse é parte da vida cotidiana, e algumas podem até conviver bem com ele durante anos. 

No entanto, se não for controlado, o estresse pode ter um impacto gravemente negativo em sua vida.

Foi pensando em combater esse enorme problema, principalmente nas grandes cidades, que a terapeuta Tim Hipgrave, da Nuffield Health, listou uma série de sintomas importantes do estresse.

Veja se algum deles lhe é familiar:

1. Sentindo-se cansado

“O estresse tem um efeito fisiológico em seu corpo, liberando hormônios em sua corrente sanguínea que aceleram o seu ritmo cardíaco e sua respiração”, diz Hipgrave. “Esse esforço constante em seu organismo pode ter um efeito exaustivo, deixando você se sentindo cansado o tempo todo. “Em um nível elevado, o estresse também pode impedi-lo de dormir”

2. Ranger os dentes

“Ranger os dentes é um sintoma de estresse intimamente ligado à falta de sono”, diz Hipgrave. “Ranger os dentes pode causar problemas dentários e também dor no maxilar, o que pode aumentar o seu sofrimento.”

3. Dores de cabeça

“Muitas dores de cabeça são causadas ??pelo estresse – na verdade, elas são conhecidas como dores de cabeça por tensão”, diz Hipgrave. “Com duração variada, essas dores de cabeça fazem pressão em ambos os lados da cabeça e também podem ser acompanhadas por pescoço e ombros tensos. Se você sofre com essas dores frequentemente, é muito provável que você esteja sofrendo de estresse ”.

4. Irritabilidade

“O estresse pode afetar nosso humor de maneiras que achamos difíceis de controlar”, diz Hipgrave. “Quando estamos estressados, nosso sistema nervoso é hiper-responsivo e nossos receptores sensoriais são mais sensíveis a estímulos, fazendo com que tudo pareça mais intenso.

Isso pode aumentar a sensação de pressão e nos tornar mais reativos. “Muitas vezes, se você está estressado, alguns dos efeitos colaterais fisiológicos, como a falta de sono ou a dor na cabeça, também podem contribuir para o efeito do mau humor.

5. Choro

“Para alguns, as respostas emocionais ao estresse podem levar a lágrimas ao invés da irritabilidade”, diz Hipgrave. “Mas as lágrimas não são apenas um efeito do estresse – elas têm a função de ajudá-lo.

Quando você chora, libera o excesso dos hormônios de estresse, como o cortisol, em suas lágrimas. Então, se sentir melhor depois de um bom choro é muito comum e faz sentido.

6. Perda de libido

“Para que sua libido (desejo sexual) funcione adequadamente, seu equilíbrio hormonal e sistema nervoso precisam estar em sincronia”, diz Hipgrave. “Quando você está estressado, libera hormônios do estresse, que interferem nesse equilíbrio e podem levar a uma perda da libido.”

7. Comer muito ou comer pouco 

“É comum as pessoas estressadas terem uma dieta pobre ou comer demais”, diz Hipgrave. “A principal causa é que essas pessoas geralmente têm pouco tempo e recorrem a comidas de conveniência não saudáveis. “As pessoas que estão em um estado estressado podem perder o apetite a curto prazo. Isso ocorre porque parte do cérebro chamada hipotálamo produz um hormônio liberador de corticotropina, que suprime o apetite. Mas as pessoas que sofrem de estresse crônico liberam cortisol, o que aumenta seu apetite, especialmente por alimentos doces e ricos em amido. 

8. Isolamento social

“Todo mundo tem momentos na vida onde desejam ficar mais isolados, mas quando isso se torna muito comum, pode ser uma indicação de que você está estressado”, diz Hipgrave. “Quando tudo parece confuso e agitado, é natural se esconder, especialmente se o fator estressante ao qual você está reagindo for algo social. 

9. Ficar doente facilmente

“Um dos efeitos mais diretos do estresse sobre nossa saúde geral é suprimir o sistema imunológico”, diz Hipgrave. “Isso ocorre porque quando estamos estressados, liberamos cortisol em nossa corrente sanguínea e quando o cortisol é liberado, o hormônio DHEA não pode ser liberado ao mesmo tempo, então nosso sistema imunológico sofre. “Então, se você perceber que está pegando resfriados com muita facilidade, ou não consegue se livrar deles, pode ser porque você tem um sistema imunológico reduzido, que pode ser resultado do estresse.”

10. Sentir pânico

“Os produtos químicos liberados em sua corrente sanguínea quando você experimenta o estresse aumentam sua freqüência cardíaca, bem como a velocidade de sua respiração”, diz Hipgrave. “Isso pode ser muito angustiante e, se for grave, pode levar a sentimentos de pânico, incluindo o que é conhecido como síndrome do pânico.”

Compartilhe:

Receber comentários por email
Avise-me de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Vamos Treinar?

Conheça o treinamento online BHRace. Corra onde e quando quiser, com orientação profissional.