Blog

19/02/2018

Sucesso de parceria entre irmãos.

Curiosidades, Post da Nagai

Corrida não é necessariamente individual, principalmente quando essa paixão é compartilhada entre irmãos igualmente talentosos. Toda dedicação do dia-a-dia é vivenciada pelos irmãos que passam pela mesma situação ou já percorreram esse árduo caminho até o pódio.  Na sequência, conheça a história de 3 exemplos de irmãos e atletas profissionais.

 

Irmãos Brownlee – Lealdade na linha de chegada.

Alistair e Jonny Brownlee são triatletas profissionais britânicos que iniciaram sua trajetória aos 8 e 6 anos de idade, respectivamente.

Jonny foi motivado a seguir os passos do irmão mais velho e se graduou em História pela Universidade de Leeds. Alistair concluiu graduação em Esportes e Psicologia pela mesma instituição. Ambos são beneficiados por terem parceiros de alto nível após cerca de 21 anos dedicados ao esporte.

Os irmãos são lembrados pela chegada dramática na etapa de Cozumel (México) do Mundial de Triatlo em setembro de 2016, em que Alistair, que estava na terceira posição, carregou o irmão Jonny para que ele cruzasse a linha de chegada cerca de 18s atrás do campeão sul-africano Henri Schoeman. O próprio se colocou na terceira posição.

Jonny liderava a prova, mas segundo seu irmão, não soube competir adaptando-se as condições extremas de calor, poderia ter finalizado com um jogging. Ao invés isso, passou mal e chegou a ser hospitalizado.

Nas Olimpíadas do Rio, o percurso do triatlo (1,5 km de natação, 40 km de ciclismo e 10 km de corrida) foi concluído em 1h45min01 por Alistair, que conseguiu mais uma medalha de ouro. Seu irmão Jonny Brownlee ficou com a prata, com o tempo de 1h45min07. O bronze foi para Henri Schoeman, que finalizou o percurso em 1h45min43. Alistair não foi o mais rápido na natação e nem ciclismo, apesar de sempre colado com o primeiro pelotão; garantiu a vitória mesmo nos 10km de corrida.

Neste ano, Alistair já venceu o meio Iron Man de Dubai (1900 m de natação, 90 km ciclismo e 21,1 km de natação). Ele conseguiu de maneira bem sucedida subir para longas distâncias no Triatlo.

 

 

Gêmeas Hahner – Compartilhando experiência olímpica de mãos dadas.

Anna e Lisa Hahner são atletas alemãs de longa distância que aos 17 anos se inspiraram no artista pop folk Joey Kelly, também aficcionado em maratonas. Nos primeiros treinos, as duas, por timidez, paravam de correr quando outros pedestres passavam por ela.

A estréia em maratonas ocorreu em 2012 para qualificação ao jogos olímpicos e treinam hoje com o italiano Renato Canova, que também treina a premiada Florence Kiplagat.

Elas foram criticadas por cruzarem a linha de chegada na Maratona Olímpica do Rio de mãos dadas com objetivo apenas de ganhar atenção da mídia, sem abordar com comprometimento e seriedade o evento segundo a Federação alemã de Atletismo. Anna e Lisa terminaram cerca de 15 minutos acima do recorde pessoal delas (posições 81 e 82), que é 2:26:44 e 2:28.39, respectivamente.

Anna está na reta final para Major de Tóquio e na sua conta do Instagram tem mostrado um pouco da sua preparação no Japão e Austrália, além de reportar sua recuperação de uma inflamação do músculo reto femoral.  Já Lisa não tem divulgado sua rotina de treinamento, fazendo aparições em ações ligadas a coaching de atletas amadores.

 

 

 

As irmãs Dibaba – Muitos recordes e medalhas em uma família.

A família Dibaba é reconhecida pelos recordes mundiais, medalhas olímpicas e de mundiais entre as sete irmãs e também outros parentes.

Genzebe Dibaba é recordista mundial nos 1500 m (3min50s) outdoor, conquistado em Mônaco, em junho de 2015. No indoor, seu domínio é ainda mais impressionante, acumulando não apenas o recorde nos 1500m como na milha, 2000m, 3000m, 2 milhas e 5000m. Neste mês, em Karlsruhe, na Alemanha, correu os 1500m indoor em 3min57s, encostando na sua própria melhor marca e deixando as demais atletas competindo pelas posições seguintes.

Já Tirunesh Dibaba, irmã mais velha de Genzebe, possui recorde mundal nos 5000m (14min11s) outdoor, conquistado em Oslo, em junho de 2008. Desde outubro 2016, Tirunesh passou a competir mais nas ruas, indo principalmente para meias e maratonas. Seu melhor tempo nos 42km são impressionantes 2h17min56s em Londres. Ela ganhou em Chicago no ano de 2017 e tenta faturar a Major de Londres em abril deste ano.

Ambas atletas seguiram os passos da irmã mais velha Ejegayehu, atleta olímpica e prata nas Olimpíadas de Atenas.

Correr ao lado de uma Dibaba é fazer uma prova de 5k com pace de 2min50s/km (equivalente a uma velocidade de 21,1 km/h) ombro a ombro com Tirunesh ou fazer um tiro de 1500 m a 2min33s/km (23,4 km/h) com a mais nova Genzebe… quem consegue encarar?

 

Em todos os exemplos citados é nítida a aptidão ao esporte destes atletas, mas também fácil deduzir o quanto ver o irmão prosperar e se desenvolver é um fator de motivação para os irmãos mais novos.  Além disso, ter um companheiro de treino bem nivelado com sua capacidade permite que juntos alcancem um preparo físico superior em relação ao que conseguiriam treinando separadamente. Afinal, mesmo sendo profissionais tem sempre aquele dia que o treino sai arrastado e daí surgem aquelas excelentes companhias que te fazem engajar no treino e concluir com louvor.

 

Compartilhe:

Receber comentários por email
Avise-me de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Vamos Treinar?

Conheça o treinamento online BHRace. Corra onde e quando quiser, com orientação profissional.