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01/11/2017

7 sinais de que você precisa beber mais água.

Coluna do treinador, Dicas BHRace

O calor chegou com tudo esse ano e não existe nada mais refrescante do que um copo de água bem gelado após um treino de corrida! Entretanto mais da metade da população de corredores  sofre de desidratação sem se dar conta, e isso pode levar a problemas de saúde sérios.

Nosso corpo é formado por 60% a 80% de água que tem uma função importantíssima na composição do sangue. Quando estamos desidratados aumentamos as chances de formação de coágulos, alteração da pressão arterial, ataque cardíaco e acidente vascular cerebral.

Sem contar que com pouca água em nosso corpo aumentamos nosso colesterol, aceleramos o envelhecimento  e causamos problemas como gota, pedra nos rins e baixa imunidade.

Listamos 7 sinais de desidratação que devem ser analisados diariamente:

 

1. Boca seca

Parece óbvio mas se sua boca está “grudenta” é sinal que seu organismo está direcionando a pouca quantidade de água disponível para órgãos vitais do seu corpo, deixando sua salivação em segundo plano.

 

2. Pele seca

A pele é o maior órgão do seu corpo. Falta de água significa falta de suor e consequentemente uma pele suja e áspera.

 

3. Muita sede

Sede já é sinal de desidratação severa! Não espere chegar a esse ponto para ingerir água. O ideal é não precisar que o corpo avise que está com sede.

 

4. Olhos ressecados

Falta de água pode deixar seus olhos secos e vermelhos. Se você usa lentes de contato é possível perceber que em dias com pouca ingestão de água seus olhos ficam mais irritados causando desconforto.

 

5. Dor nas juntas

Nossas cartilagens são compostas por 80% de água, mante-las hidratada  é necessário para absorção de impacto e redução de atrito entre os ossos nas articulações.

 

6. Cansaço além da conta

Quando seu corpo está desidratado, ele pega água “emprestada” do seu plasma sanguíneo. Se o seu sangue fica com menor quantidade de água, ele leva menos oxigênio para suas células e a falta desse oxigênio faz com que você fique cansado e apático facilmente.

 

7. Baixa imunidade

Beber mais água faz seu corpo liberar mais toxinas e funcionar de maneira regular. Quando tomamos menos água, mantemos mais impurezas dentro do nosso organismo, o que abaixa nossas defesas orgânicas.

 

E agora? Acha que tomado água suficiente? Saiba que o quanto de água temos em nosso corpo pode influenciar o desempenho em um treino de corrida, por exemplo. Então, hidrate-se! Beba água!

Recomenda-se uma ingestão miníma de dois litros de água por dia para um ser humano adulto. Esse consumo deve ser feito ao longo do dia de maneira fracionada.

Conte para nós quantos litros de água por dia você costuma ingerir e como você se comporta em relação à hidratação em seus treinos e provas.

 

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