Blog

14/09/2017

Conheça a Maratona de Chicago

Maratona, Post da Nagai

Falta menos de um mês para minha primeira Major e tá difícil conter toda a empolgação, sem pensar inúmeras vezes no planejamento da viagem (checklists de mala de viagem, lista de compras), treinos, dieta, descanso, etc.

Após meses de treinamento, tenho pela frente “somente” três treinos longos, sendo 36, 26 e 21km. Incrível como nossas referências mudam e passamos a ficar aliviados ao ver na planilha de 21km, distância que até meses atrás me deixava ansiosa.

O site do evento merece uma leitura atenta para quem vai participar da prova pela primeira vez e para uma primeira experiência no exterior, como eu. Neste post, compartilho algumas coisas interessantes.

 

 

A temperatura prevista para a data da prova no site do evento é entre 8 ºC e 18ºC, o que coincide com os sites de previsão do tempo.

Outubro, historicamente, é o quarto mês mais quente na cidade, salvo algumas exceções de recorde máximo de 33 ºC e mínima -4ºC. Chicago é conhecida como a cidade dos eventos, então é bom ter em mente um plano para não sofrer com a ventania durante a prova.

 

Antes da Maratona

A Expo “Abbott Health & Fitness” será realizada no McCormick Place nos dias 6 e 7 de outubro, e lá acontece a retirada do kit. Este contém número de peito, chip, camiseta da marca esportiva patrocinadora  e uma sacola.

Como todos sabem, é o paraíso para os atletas consumistas ávidos por adquirir produtos do evento e diversos itens de corrida (suplementos, eletrônicos, tênis, etc.). Conta também com palestras sobre o evento, estratégia de ritmo na prova, e entrevistas com atletas de elite.

 

 

No sábado anterior, dia 7 de outubro às 7:30, é organizado um evento “Advocate Health Care International Chicago 5k” (inscrições a 35 dólares no site chicago5k.com).

 

 

É uma boa oportunidade para sentir a cidade, saber como pode ser a sensação térmica no dia seguinte da maratona ou até desafiar seus amigos, familiares que estarão contigo e ainda não correm por exemplo.

O percurso deve ser concluído em 47 minutos (pace médio de 9:24) para ganhar o cachecol comemorativo e a medalha.

 

Maratona

O evento será realizado no dia 8 de outubro partindo do Grant Park com largada por ondas às 7:30 (“wave 1”), 8:00 (“wave 2”) e 8:35 (“wave 3”) para pelotões gerais. Veja na tabela a seguir a distribuição dos tempos totais de prova vs pelotões vs ondas na largada.

 

 

No regulamento do evento, é proibido uso de celulares, câmeras, etc. É permitido uso de mp3 player e fones de ouvido. O atraso superior a 15 minutos do atleta lhe implicará em aguardar todos pelotões largarem para depois iniciar a prova.

Pacers do Nike+ Run Pacers acompanharão os atletas com objetivos de tempo de prova entre 3:00 e 5:45. O atleta que se interessar deve usa uma identificação com expectativa de tempo nas costas (a ser retirada na expo) e pode interagir com os pacers já na Expo.

São 20 postos com ambulância, banheiros, e hidratação – praticamente a cada dois quilômetros; além disso vão ser distribuídos gel entre os km 28 e 29 e banana do km 32 ao 38. Mais interessante é que desde o início, a organização já divulga o que vai ser oferecido – marca, sabor, valores nutricionais, etc.

 

 

No Strava, em “Provas de Corrida”, na comunidade “Chicago Marathon” é mostrada a altimetria da prova que possui apenas uma variação de 8m entre o ponto mais baixo 176m e o mais alto 184m.

 

 

O gráfico    pode assustar de primeira pela escala de 2 em 2 metros a partir de 176m. Porém, quem treina no Belvedere em Belo Horizonte ou no Ibirapuera em São Paulo vai tirar de letra esse percurso que os americanos descrevem como “pancake flat”.

A comunidade é dividida em grupos por tempo de prova e o mais numeroso é o que objetiva concluir a prova entre 3:30 e 4:00, seguido do grupo 3:00-3:30.

 

Pós Maratona

Os top 5 de cada categoria por faixa etária ganham uma medalha com gravação em reconhecimento ao desempenho.

A festa “27th mile Post-Race party” vai das 9h até 16h. Milha 27 faz alusão ao fato de ser a milha seguinte às 26,2 milhas, distância equivalente a 42,195 em quilômetros. Haverá entretenimento ao vivo e 1 dose de 312 Urban Wheat Ale para cada atleta (esta cerveja é típica da região).

Depois é só comemorar a conquista, exibindo a medalha no peito e… não esquecer de degustar pizza e hot dog “Chicago style” e ouvir um bom jazz!

Afinal, quem tanto treinou para Maratona de Chicago, tem um belo crédito de calorias para consumir com a gastronomia local.

 

Compartilhe:

Receber comentários por email
Avise-me de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Vamos Treinar?

Conheça o treinamento online BHRace. Corra onde e quando quiser, com orientação profissional.