Blog

29/08/2017

Como diminuir o impacto durante a corrida?

Coluna do treinador, Lesão

Você já deve ter ouvido falar que a corrida é uma atividade física de alto impacto. Mas será mesmo?

O impacto é a colisão entre dois corpos em um intervalo muito curto de tempo. Durante a corrida, o impacto entre o pé e o solo gera uma onda de choque que é transmitida por todo o corpo. O excesso de impacto nas articulações está diretamente relacionado à lesões musculoesqueléticas no esporte.

Atividades com impacto superior a 5 vezes o peso corporal são consideradas atividades de alto impacto. Algumas modalidades esportivas chegam a ter impacto de até 18 vezes o peso corporal! Veja alguns exemplos:

 

– Taekwondo: até 6 vezes o peso corporal.

– Basquete: até 8 vezes o peso corporal.

– Ginástica artística: 15 a 18 vezes o peso corporal.

 

Surpreendentemente, na corrida o impacto não ultrapassa 2-3 vezes o peso corporal! Apesar da magnitude do impacto na corrida ser menor quando comparada à outras modalidades, a quantidade de impactos é muito maior, ou seja, eles são repetitivos e intermitentes.

E a situação piora quando se trata de corridas de longa distância, onde as articulações são submetidas há impactos menores, porém constantes do início ao fim por um longo período de tempo. O que contribui para o aumento do risco das chamadas lesões por estresse.

Por isso, algumas estratégias para diminuir ao máximo possível o impacto durante a corrida devem ser adotadas para preservar a saúde do sistema musculoesquelético. E são elas:

1. Melhorar a técnica de corrida

Quanto melhor for a técnica de corrida, menor será o impacto nas articulações. Por exemplo, o choque de calcanhar, além de aumentar o impacto também leva à um desperdício da energia potencial elástica acumulada durante a passada, por isso é importante apoiar o antepé, ou seja, a parte anterior do pé. Veja mais sobre a importância da economia de corrida para o desempenho aqui em nosso blog.

2. Emagrecer

Quanto maior for a massa corporal, maior será o impacto causado. Não é atoa que pessoas com sobrepeso geralmente tem maiores chances de lesão devido a esse aspecto. Se você procura emagrecer mas não sabe qual modalidade esportiva escolher, leia um texto sobre exercícios para emagrecimento clicando aqui.

3. Reforçar a musculatura

O treinamento de força, além de ajudar a emagrecer, também é essencial para que os músculos ajudem a suportar a sobrecarga que os ligamentos e articulações não conseguem suportar sozinhos. Músculos fortalecidos ajudam a proteger as articulações e melhorar o desempenho na corrida. Caso queira saber mais sobre a importância do fortalecimento muscular para os corredores, veja este post.

4. Usar tênis confortáveis

Já comentamos sobre tênis de corrida aqui no blog e esse é um assunto que sempre gera polêmica, pois uma vez que cada corredor possui características morfológicas e antropométricas diferentes, é um equívoco dizer que existe “o melhor tênis” de corrida. O sistema de amortecimento dos tênis de corrida tem a finalidade de reduzir o efeito do impacto sobre o corpo humano. Por isso, o conforto é um dos fatores mais importantes para a escolha do tênis, pois geralmente está associado a uma maior absorção de impacto.

 

REFERÊNCIA:
MANN, Luana et al. Modalidades esportivas: impacto, lesões e a força de reação do solo. Journal of Physical Education, v. 21, n. 3, p. 553-562, 2010.

 

 

Compartilhe:

Receber comentários por email
Avise-me de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Vamos Treinar?

Conheça o treinamento online BHRace. Corra onde e quando quiser, com orientação profissional.