Blog

25/07/2017

Qual o melhor tênis de corrida para você?

Coluna do treinador

Atualmente, no mercado da corrida, existem inúmeras opções de tênis e acessórios para corrida. E muitas vezes ficamos perdidos em relação ao que é o melhor. Várias marcas, modelos, cores, tecidos estão disponíveis, mas nem sempre fazemos a escolha adequada para nosso caso.

Aqui segue um check list para que você possa adquirir um tênis ideal.

 

PREÇO MAIOR NÃO É SINÔNIMO DE QUALIDADE!

Tênis bom não é o mesmo que tênis caro. Hoje existem tênis com valores na casa dos mil reais, cheio de tecnologia em sua fabricação e um design bonito, mas tenha cuidado. Nem sempre o tênis mais caro é o melhor para seu caso.

Muitas vezes não nos sentimos confortáveis com este calçado cheio de tecnologia (espuma, tecido fit, gel e molas) e acabamos jogando dinheiro fora.

 

PRONADO, NEUTRO OU SUPINADO?

Você sabe qual o seu tipo de pisada? Se não, não deixe que o vendedor classifique sua pisada na hora de escolher um tênis pois muitas vezes eles não têm o conhecimento suficiente para fazer este diagnóstico e estão apenas querendo te vender um tênis mais caro e que muitas vezes não é o ideal para você.

O melhor é fazer este diagnóstico previamente, junto a seu treinador ou fisioterapeuta esportivo e comprar o tênis para o seu tipo de pisada. Na dúvida, opte sempre pelo tênis para pisada neutra.

 

DROP ALTO OU BAIXO?

O drop de um tênis é a diferença entre a parte de trás e a parte da frente do solado. Tênis minimalista tem um drop menor e tênis mais robustos tem um drop maior.

Se você busca por um tênis mais confortável, vai correr com ele constantemente e é um pouco mais pesado, opte por um tênis com um drop maior. Ele pode te ajudar a prevenir uma lesão por impacto nos membros inferiores a longo prazo.

 

ADEQUE AO SEU LOCAL DE TREINO!

Se você treina mais em trilhas, matas, estradas de terra ou outros tipos de superfície off-road já deve saber que existem tênis específicos para este tipo de situação.

Os tênis para estes casos são geralmente mais pesados e com o solado com ranhuras ou pequenas travas que lhe conferem mais aderência e estabilidade.

Os tênis para asfalto têm solados mais lisos e planos e se utilizados frequentemente em situações off-road se desgastam bem mais rápido.

 

CONFIANÇA PARA CORRER.

Faça um teste ainda na loja com o tênis que pretende comprar. Dê algumas corridinhas curtas ou alguns trotes com ele e sinta se o tênis ficou estável em seu pé.

O tênis precisa te proporcionar estabilidade ao correr passando, assim, ainda mais confiança para melhorar seu desempenho.

 

Compartilhe:

Receber comentários por email
Avise-me de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Vamos Treinar?

Conheça o treinamento online BHRace. Corra onde e quando quiser, com orientação profissional.