Blog

20/06/2017

Corrida ou musculação: o que é melhor?

Dicas BHRace

Na hora de escolher uma atividade física você deve levar em conta seus objetivos com o esporte, sua disponibilidade de horário e também seus gostos pessoais — afinal, os exercícios podem e devem ser prazerosos! Muita gente fica em dúvida entre corrida ou musculação, mas a realidade é que as duas são modalidades muito diferentes. Uma é predominantemente aeróbica, a outra foca mais na força muscular.

Preparamos este conteúdo para que você entenda melhor as diferenças entre elas. Confira:

Corrida aumenta a capacidade cardiorrespiratória

Considerada um dos exercícios mais completos para o corpo, a corrida é uma atividade aeróbica, isto é, que tem alto gasto calórico através de movimentos rápidos e ritmados. Entre as principais vantagens da corrida estão:

Fortalecimento dos ossos

Durante a corrida, você fortalece os ossos impedindo a perda de massa óssea no processo de envelhecimento.

Emagrecimento

Por ser uma atividade que consome um alto valor energético, a corrida é ideal para quem quer emagrecer. Mesmo em corridas mais lentas, é possível queimar calorias.

Diminui o risco de câncer

Um levantamento feito por cientistas finlandeses apontou que os homens fisicamente ativos tinham menores chances de desenvolver câncer.

Melhora a memória

Correr ajuda a manter em funcionamento as funções cerebrais que garantem a organização das ideias, o planejamento e a atenção.

Aumenta a capacidade auditiva

Uma pesquisa feita pela Universidade Belarmino, nos Estados Unidos, identificou que correr aumenta o fluxo sanguíneo nos ouvidos, melhorando a audição.

Trabalha o cérebro

Cientistas descobriram que corredores liberam maior quantidade da proteína responsável por fornecer energia para os músculos e o cérebro.

Fortalece o coração

Ao corrermos, há um aumento da frequência cardíaca, o que fortalece o músculo do coração. Além disso, a corrida também ajuda a proteger as vias aéreas de infecções.

Reduz o estresse

Correr ajuda a produzir os neurotransmissores que regulam os níveis de estresse do corpo.

Aumenta a autoestima

A ativação metabólica que acontece durante a corrida ajuda você a regular o seu humor, levando a um cuidado melhor com o corpo e aumento da autoestima.

 

Musculação desenvolve a força física

Diferentemente da corrida, a musculação é uma atividade anaeróbica. Praticada em períodos mais curtos e de alta intensidade, desenvolve a força e a tonificação muscular. Seus principais benefícios são:

Aumento de força e tonificação muscular

Isso ajuda a desenvolver resistência para as atividades diárias ou possíveis movimentos que exigem maior força física. Além disso, com o estímulo constante seus músculos ficam mais aparentes.

Prevenção da osteoporose

A musculação também fortalece os ossos, ajudando a evitar doenças

Melhora o humor

Como outras atividades físicas, a musculação libera endorfina e aumenta a sensação de bem-estar, aumentando também o equilíbrio e a coordenação motora.

Acelera o metabolismo

O tecido muscular continua gastando energia mesmo quando estamos parados. Por isso, praticar musculação ajuda a acelerar o metabolismo. Consequentemente, há melhora nos sistemas digestivo e imunológico.

Fortalece o coração

A musculação também deixa o coração mais ativo, ajudando a diminuir os riscos de doenças cardíacas.

É ótimo para socializar

Pode parecer besteira, mas conhecer pessoas também ajuda a deixar o treino mais interessante. Como a musculação geralmente é feita em ambientes fechados, é muito fácil socializar e fazer amigos.

Ajuda a manter o corpo jovem

A partir dos 30 anos o organismo começa a perder força muscular, o que pode ser retardado com a prática regular da musculação.

Agora que você conhece um pouco mais sobre as características de cada atividade, pode escolher entre corrida ou musculação ou até mesmo combinar um treino programado que misture as duas.

Gostou desse conteúdo e quer receber mais informações sobre esportes e corrida? Então assine a nossa newsletter e fique sempre por dentro!

Compartilhe:

Receber comentários por email
Avise-me de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Vamos Treinar?

Conheça o treinamento online BHRace. Corra onde e quando quiser, com orientação profissional.