Blog

27/04/2017

Conheça 7 benefícios da musculação para o seu corpo

Dicas BHRace

A musculação é uma das atividades físicas com o maior número de adeptos — isso é fato. É comum ver amigos ou conhecidos envolvidos com a prática. Não importa se você gosta ou não desse tipo de exercício, uma coisa não dá para negar: ele pode trazer inúmeros benefícios para o corpo e para a mente. Ficou curioso e quer saber por que a prática da musculação pode ser interessante (e muito!) para sua vida? Acompanhe a postagem de hoje:

Benefícios da musculação para seu corpo

1. Aumenta o gasto calórico

A musculação é uma atividade física que acelera o metabolismo. O resultado disso é que seu corpo continua queimando energia mesmo quando você está parado, o que é ótimo! Essa é uma forma eficiente de controlar o peso e ainda diminuir a quantidade de gordura. Muitas vantagens, não é mesmo?

2. Desenvolve os músculos

Conforme o tempo passa, muitos de nós perdemos boa parte da musculatura. O processo começa quando ainda somos novos, na faixa dos 30 anos, e se acelera progressivamente. O levantamento de pesos ou o treino de força por meio da musculação previne essa perda, pois estimula o desenvolvimento dos músculos a todo instante.

E tem mais: além de prevenir a perda, a prática regular da atividade ainda desenvolve novos músculos. Então, é hora de deixar esse medo longe e pegar pesado na academia para não sofrer com os efeitos do tempo!

3. Auxilia no combate à osteoporose

Esse é outro ganho muito relevante, em razão da alta incidência do problema — sobretudo em idosos e mulheres. O hábito de levantar pesos com frequência aumenta a densidade dos ossos, ajudando a enfrentar a osteoporose ou diminuindo consideravelmente seus impactos no corpo.

Estudos indicam que os treinos de força podem aumentar a densidade mineral óssea, contribuindo para a cura e prevenção da doença.

4. Previne lesões

Sabe aqueles problemas de dor nas costas e artrite? Eles ficam mais distantes quando você se dedica à musculação. Tudo isso porque seus músculos e ossos estão mais fortes, o que diminui bastante o desconforto nesse sentido. As chances de lesão também são muito reduzidas, já que seu corpo está fortalecido e sente menos os impactos.

5. Ajuda no condicionamento físico

Começar a se exercitar faz com que você consiga fazer muito mais coisas em comparação a quem não se exercita. Aquela situação de subir uma ladeira e ficar cansado, por exemplo, fica para trás de uma vez por todas!

Além disso, seu desempenho em outros esportes pode ser potencializado. Quem corre, nada ou joga futebol acaba percebendo que musculação é um grande diferencial para melhorar seu rendimento.

6. Previne doenças

Ter o corpo desenvolvido e com disposição pode afastar muitas doenças, promovendo uma rotina e um envelhecimento mais saudável. Além disso, a prática da musculação com acompanhamento de profissionais qualificados pode auxiliar no tratamento de doenças crônicas, como hipertensão, artrite e diabetes.

7. Melhora a postura

Com o aumento do tempo em frente às telas — de computadores e smartphones —, acabamos nos descuidando da coluna e aquela dor nas costas pode se transformar em um problema mais sério. A boa notícia é que a musculação ajuda a corrigir a postura e acaba com a fraqueza muscular, além de melhorar a autoestima. Essa é uma ótima forma de esbanjar saúde!

Agora que você já conhece todos esses benefícios da musculação, tem razões de sobra para adotar a prática na sua rotina, não é mesmo? Você não vai se arrepender desse investimento. Para continuar acompanhando as nossas dicas, que tal curtir a BHRace nas redes sociais? Estamos no Facebook, Twitter e Instagram!

Compartilhe:

Receber comentários por email
Avise-me de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Vamos Treinar?

Conheça o treinamento online BHRace. Corra onde e quando quiser, com orientação profissional.