Blog

17/03/2017

Veja 6 benefícios fantásticos relacionados à perda de peso

Dicas BHRace

Ao contrário do que muitos pensam, perder peso não traz apenas benefícios estéticos para o corpo humano. Os efeitos de eliminar alguns quilos colaboram com a melhora do sono e com a longevidade, entre outras vantagens para a saúde física, mental e emocional.

Um estudo sobre a obesidade no Brasil, publicado pela revista científica Lancet, indica que 1 em cada 5 adultos brasileiros é considerado obeso. Em números absolutos, são 30 milhões de pessoas, e essa estimativa coloca o Brasil entre os países mais obesos do mundo.

A obesidade tem sido considerada um dos grandes inimigos da saúde pública e merece a nossa atenção, pois está associada a doenças crônicas, como câncer, diabetes e problemas cardíacos.

O Índice de Massa Corporal (IMC) é o parâmetro mais utilizado para indicar se o indivíduo está acima do peso saudável. No geral, é considerada obesa a pessoa que possui IMC acima de 30.

A seguir, listamos 6 benefícios da perda de peso para a sua saúde. Confira:

Melhora no sono

De acordo com pesquisas, quem consegue perder 5% do peso já pode ser beneficiado com noites de sono melhores e mais duradouras, além de aliviar a apneia (doença que leva à suspensão de respiração) e o ronco. Com isso, a pessoa também conquista os benefícios de uma boa noite de sono, como melhora na memória.

Bom humor

Ao buscar a perda de peso, é recomendado praticar exercícios físicos. Ao mesmo tempo que te ajudam a queimar calorias, as atividades estimulam a liberação de endorfina, substância que reduz a percepção da dor e que ajuda a encarar a vida de forma mais positiva. Isso melhora o humor naturalmente e diminui a tensão diante de problemas. A conta é simples: menos ansiedade e estresse = mais bom humor.

Economia

Ao começar uma reeducação alimentar, naturalmente você acaba gastando menos dinheiro com comida, pois consome de forma mais consciente e passa a preparar mais comidas em casa (evitando, assim, restaurantes e fast-foods). Outro ponto positivo para o bolso é a redução dos gastos com medicamentos, pois uma alimentação mais saudável e a prática de exercícios físicos também ajudam a aumentar a sua imunidade.

Longevidade

A partir do momento que você começa a cuidar mais da sua saúde e a praticar exercícios físicos, você aumenta naturalmente a sua expectativa de vida. Então, ao perder peso, prepare-se para uma vida mais longa.

Melhora do desempenho sexual

Ao livrar seu corpo do excesso de gordura, também é indicada uma melhora no apetite e desempenho sexual. Esse benefício é proporcionado pelo aumento da autoconfiança que a pessoa adquire ao se sentir mais satisfeita com seu corpo e consigo mesma.

Mais saúde

Parece óbvio, mas esse é um dos grandes benefícios de perder peso: mais saúde e bem-estar para você. Isso inclui a diminuição do risco de desenvolver diabetes, hipertensão arterial e outras doenças desencadeadas pela obesidade. Além disso, menos peso também representa menos dor e desgaste nas articulações.

Neste post você conheceu 6 benefícios da perda de peso, entendendo que emagrecer vai além do desejo de ter um “corpo bonito”. Além da saúde, esse processo proporciona mais bem-estar e qualidade de vida.

Você conhece mais alguma vantagem de perder peso ou quer tirar alguma dúvida? Então deixe um comentário!

Compartilhe:

Receber comentários por email
Avise-me de
guest
1 Comentário
mais antigos
mais novos mais votados
Inline Feedbacks
View all comments
Susana
3 anos atrás

Outra vantagem é não precisar roupas com tamanhos especiais.Achar sempre seu número nas lojas e tudo ficar bem no seu corpo.

Vamos Treinar?

Conheça o treinamento online BHRace. Corra onde e quando quiser, com orientação profissional.