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07/10/2016

Papo sério! Saiba como evitar lesões na corrida

Dicas BHRace, Lesão

A corrida é um dos esportes mais praticados no Brasil e faz muito bem para a saúde, especialmente para o sistema cardiovascular. Porém, as lesões na corrida também são muito frequentes pelo fato de muita gente começar a praticá-la sem nenhum tipo de orientação e sem  uma progressão adequada.

Para que você possa correr sem medo e não desenvolver nenhum tipo de lesão, vamos passar agora uma pequena lista de dicas valiosas. Preste atenção e comece a praticar corrida com mais segurança!

Sem lesões na corrida

Comece de maneira gradual

Se você não corre ou pratica exercícios aeróbicos há algum tempo, então não pense em já sair correndo uma maratona. Seus músculos e articulações precisam ter um preparo físico antes. Comece fazendo caminhadas leves e vá alternando com corridas de baixa intensidade.

Não tenha pressa para correr como outros que você vê pelo caminho. Eles também demoraram para chegar em um bom nível.

Procure um bom calçado

Um bom tênis de corrida é uma das partes mais importantes do seu preparo. Você também precisa investigar, antes da compra, qual é o seu tipo de pisada. Por exemplo, algumas pessoas pisam mais com a parte externa do pé, isso é o que chamamos de pisada supinada. Já outras, usam bastante a parte de dentro, o que é denominado pisada pronada. O ideal é fazer uma análise de marcha com um especialista, caso não tenha tempo$$ compre um tênis de pisana neutra, assim você corre menos risco de se lesionar.

Faça um aquecimento

Essa dica vale até para os experientes: antes de sair correndo a toda velocidade, faça uma caminhada e vá acelerando aos poucos. Isso dará um certo intervalo de tempo para que o corpo se aqueça. Essa preparação é muito importante para evitar lesões tendíneas e ligamentares.

Com a temperatura do corpo um pouco mais elevada, essas estruturas ficam mais maleáveis e as chances de lesão diminuem. Uma boa dica é praticar exercícios educativos de  corrida, que são específicos e relacionados aos movimentos que os corredores fazem durante o treino.

Procure um bom terreno

Quanto mais plano o terreno, melhor. Se na sua cidade tiver algum lugar com pista própria para corrida, essa é uma excelente opção. Se não, prefira um local asfaltado e que esteja em bom estado.

Ambientes com buracos, cascalhos e terra são os mais propícios para ocasionar uma torção de tornozelo ou mesmo uma queda.

Fortaleça seus músculos

A musculatura dos membros inferiores é a mais utilizada no momento da corrida e ela precisa ser fortalecida. Não há necessidade de se matricular numa academia. Você pode fazer exercícios em casa usando o próprio peso do corpo como carga. Por exemplo, de frente para uma mesa com as mãos apoiadas nela, realize o movimento de agachamento para fortalecer o quadríceps.

Não deixe as dores pra depois

As chances de desenvolver lesões na corrida depois de todos esses cuidados realmente são menores, mas ainda pode acontecer. Se você sentir qualquer dor, pare o exercício e procure um médico especialista para fazer uma avaliação. Continuar praticando a corrida usando remédios para dor pode piorar a lesão, pois vai tratar o sintoma e não a causa.

Tem mais algumas dicas de como evitar lesões na corrida? Deixe nos comentários e divida com mais atletas!

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