Blog

14/01/2015

Corrida e biomecânica!

10km, 5km, Lesão, Maratona, Meia Maratona

Entre os mais diversos fatores que propiciam lesões um dos mais comuns é o fator da biomecânica!

A literatura especializada descreve que as principais causas dessa lesão são os erros mecânicos executados durante toda a corrida.

Porque isto ocorre

Apesar da individualidade de cada atleta, existe um padrão de movimento ideal para a corrida, e cada corredor, deve tentar se aproximar visando seus benefícios.

Correr é uma ação de deslocamento em uma trajetória linear que exige coordenação dos membros superiores em conjunto com os inferiores, para a manutenção do equilíbrio do atleta.

A coordenação exige uma determinada sequência de ativação muscular, quando isto ocorre, uma otimização mecânica do gesto esportivo que repercute em otimização do desempenho acontece, diminuindo a incidência lesiva e a economia de energia.

Vários fatores influenciam para alteração do padrão biomecânico de corrida, entre eles, força muscular e baixa coordenação de movimentos, ocasionando perda da performance.

O que deve ser feito para melhorar é uma avaliação qualitativa do movimento do corredor, seguido de uma interpretação dos fatores a serem trabalhados pelo treinador visando benefícios para a performance e diminuição o risco lesivo.

Corrida e Biomecânica 2

matheus

Compartilhe:

Receber comentários por email
Avise-me de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Vamos Treinar?

Conheça o treinamento online BHRace. Corra onde e quando quiser, com orientação profissional.