Blog

08/01/2015

Clima de Ano Novo

Lesão

Ano novo vida nova!

Na virada do ano, as frustrações do ano anterior se vão e as pessoas se enchem de boas expectativas do próximo ano!

Janeiro é crucial neste processo, é o mês das promessas a serem cumpridas durante todo o restante do ano.

Sabemos que algumas metas serão cumpridas e muitas outras serão esquecidas ou projetadas pro ano seguinte.

O que muitos se esquecem é que também é o mês de planejamento das metas esportivas a serem alcançadas.

O início de uma temporada de treinamento é uma etapa importantíssima para todos os atletas das mais diversas modalidades.

No período de conversa com os treinadores saberemos se nossos objetivos estão superestimados ou subestimados, se são ou não realistas.

O planejamento das metas reduz consideravelmente o risco lesivo durante a temporada, porém, é importante o atleta frear o ímpeto e tentar interpretar corretamente as opiniões dos treinadores.

Nas orientações de encontro com os objetivos esperado pelo atleta, os treinadores possuem uma noção mais real e aprofundada sobre a capacidade física de cada atleta estimando os limites de treinamento.

A dica para programação e dividir o ano em dois semestres, e que sempre que  possível dividir a meta em dois grandes semestres de treinamento.

Um exemplo a ser dado e a volta internacional da Pampulha, se você é um corredor iniciante, ao invés de esperar um ou dois meses antes da prova para se preparar comece com seu planejamento para a prova no primeiro semestre, para que seu treinamento ocorra de forma fluída e progressiva.

O primeiro semestre seria ideal para o atleta alcançar a meta dos 10 Km e conseguir realizar 2 a 4 provas neste período.

O segundo semestre serviria para diminuir o tempo realizado nos 10 Km e alcançar a quilometragem para completar a Volta da Pampulha.

Desta forma o risco de se lesionar no processo fica muito reduzido.

Foi apenas um exemplo de planejamento, mas o raciocínio funciona da mesma forma para várias modalidades, seja hipertrofia, definição, emagrecimento, ou melhora de marcas competitivas.

Marque uma conversa com seu treinador e trace suas metas realistas de 2015.

É satisfação garantida ao final do processo!

matheus

Compartilhe:

Receber comentários por email
Avise-me de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Vamos Treinar?

Conheça o treinamento online BHRace. Corra onde e quando quiser, com orientação profissional.