Blog

26/09/2014

Atividade física espontânea

Coluna do treinador

Apaixonado pela Ciência do Treinamento Esportivo, desde o início da minha formação profissional tenho grande atração pela Atividade Física Espontânea.

Especificamente aquelas divertidas, relacionadas a jogos sem nenhum compromisso com qualquer tipo de resultado.

Não sei por que a Educação Física se direcionou tanto para o caminho da performance, talvez pela sua origem militar ainda presente na formação dos nossos profissionais  somada à falta de tempo do mundo moderno.

Se exercitar hoje em dia não está entre as coisas mais atrativas do mundo.

Ambientes fechados e sem graça, busca paranoica por um padrão estético através de exercícios “enlatados” sem nenhuma identificação cultural e interação social faz com que muitos não se identifiquem e acabam desistindo de se movimentar.

Andar de skate, pedalar, jogar queimada na rua, construir carrinho de rolimã, jogar futebol, subir em árvore, brincar de polícia e ladrão são atividades físicas que fizeram parte da minha infância e me faz suspirar de saudade.

Daí você pensa: “Mais isso é coisa de criança!” Tudo bem, talvez chamar seus vizinhos para jogar Rouba Bandeira pode não funcionar.

Mas por que não um passeio de bike, um jogo de vôlei, boliche, passear com seu cachorro ou simplesmente brincar de bola com seu filho?

Obviamente você não vai ficar com o abdômen sarado, muito menos se tornará um maratonista sub 3h somente através dessas atividades, mas os benefícios vão além de qualquer valor numérico.

Treinar é fundamental, dar o seu melhor e evoluir o corpo de forma disciplinada através de uma metodologia de treinamento eficiente é, sem dúvida, uma fonte de prazer e orgulho para todos aqueles que querem se manter saudáveis.

Como treinador de atletas amadores, acho fundamental separar dois ou três dias da semana para atividade física espontânea e social, sem compromisso de tempo ou intensidade, onde a sensação de prazer e alegria são os únicos objetivos a serem alcançados.

Na BH Race incentivamos o equilíbrio oferecendo sempre as duas possibilidades: Treinos técnicos e eficientes com objetivos claros relacionados a desempenho, sem deixar de lado o “espontâneo”  e o divertido através de atividades especiais como: Pedalada BH RACE, Desafio de Agilidade, Corrida com Foto entre outras.

Viva o prazer do movimento!

 

Assinatura Iuri

Compartilhe:

Receber comentários por email
Avise-me de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Vamos Treinar?

Conheça o treinamento online BHRace. Corra onde e quando quiser, com orientação profissional.