Blog

17/04/2014

FACITE PLANTAR

Lesão

Facite plantar, você sabe o que é?

Estima-se que hoje 1 entre 4 pessoas que procuram um ortopedista com dores nos pés sejam por conta da facite. Esta lesão tem incidência similar entre atletas e sedentários, homens e mulheres, porém os fatores que predispõem estes indivíduos são diferentes, mas vale a pena ficar atento para não cair nessa roubada.

A facite é a inflamação da fáscia plantar, um tecido conjuntivo que tem origem na parte inferior do calcanhar e se estende até a base dos dedos, tem como principal função a absorção das cargas corporais e a manutenção dos arcos plantares (formato do pé). A fáscia diferente do mÚsculo é um tecido pouco vascularizado com baixa capacidade de se deformar a tensão entretanto possui muitas terminações nervosas capazes de gerar dor.

O mecanismo de lesão acontece por excesso de tensão sobre a fáscia ou seja uma sobrecarga ao tecido. Os fatores que causam esta sobrecarga são os mais variados e necessita de uma análise clínica bem detalhada e individualizada.

Dentre alguns fatores que predispõem a lesão vale salientar:

  • Biomecânica equivocada de corrida
  • Pé cavo
  • Pé plano
  • Calçado
  • Terreno
  • Idade

Uma das complicações mais comuns de quem tem facite plantar é o esporão de calcâneo, há quem diga que o esporão seja o causador da facite, porém o esporão é apenas uma remodelação óssea em resposta a uma tensão aumentada e continua que a fáscia fez sobre o calcâneo durante um longo período, e que pode ser solucionado.

Os sintomas mais comumente relatados são de pessoas que apresentam histórias de dor na “sola” do pé ao caminharem ou correrem grandes distâncias, com aumento da dor durante o percurso, esta dor tem uma característica de “queimação”, no dia seguinte e normal o pé ficar dolorido na região. Também é comum pessoas que relatam que ao acordar de manhã e colocarem o pé no chão sentem uma “agulhada” na ‘sola” do pé. A sintomatologia desta lesão é variada e necessita de um profissional experiente para diferencia-la de outras lesões corriqueiras do pé.

A minha dica pra quem já tem esta lesão e corre ou mesmo quem ainda não desenvolveu mas quer começar a correr ou já está correndo é procurar um fisioterapeuta para confecção de uma palmilha biomecânica! Ela reduz a evolução da lesão e reduz os riscos de desenvolve-la.

 

Bibliografia:

Schwartz, E N; et al; Plantar Fasciitis: A Concise Review ; Perm J 18 (1), 2014.

Cutts, S.; et al; Plantar Fasciitis ; Ann R Coll Surg Engl; 94, 2012.

 

matheus

Compartilhe:

Receber comentários por email
Avise-me de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
ANNETTE LOURES
ANNETTE LOURES
9 anos atrás

Sua coluna é ótima, Matheus ! Traz informações preciosas . Continue escrevendo ! Abração !

Matheus Mardenn
Matheus Mardenn
9 anos atrás
Reply to  ANNETTE LOURES

Muito obrigado Annete, comentários como o seu que me motiva a escrever!
Abraços

Matheus Mardenn

Vamos Treinar?

Conheça o treinamento online BHRace. Corra onde e quando quiser, com orientação profissional.