Blog

22/11/2013

A Semana da Volta da Pampulha

Coluna do treinador, Dicas BHRace

“O que devo fazer nessa semana que antecede a Volta da Pampulha?”

.

Essa talvez seja a pergunta que você corredor inscrito na prova mais charmosa da nossa cidade deve estar se fazendo.

Bem, para ser bem simples e didático coloquei em tópicos algumas dicas que todo treinador sonha que seu atleta siga:

.

– Durma o máximo que você puder.

.

O mais importante agora é descansar. Quem treinou já fez sua parte, quem não treinou não tem que “correr” atrás do prejuízo nesses últimos dias. Se puder dormir 8 horas às últimas 5 noites que antecedem a prova é o ideal. Noitadas ou ficar assistindo televisão até tarde definitivamente não é recomendado, principalmente a partir de quarta-feira.

.

– Beba água durante toda a semana

.

Beber 2 litros por dia nos 5 dias que antecedem a prova lhe garante uma boa hidratação para a corrida.

.

– Aumente o carboidrato nas refeições e não invente moda

.

Coloque meia colher a mais de arroz, macarrão e batata em suas refeições a partir de quarta-feira e não se arrisque em um restaurante Tailandês essa semana.  Coma comidas caseiras que você está acostumado para não correr o risco de passar por uma desidratação na véspera

.

– Faça dois treinos até quinta-feira

.

Recomendo um treino “estabilizador” de até 6km em intensidade moderada se possível fracionado para aumentar a qualidade da corrida, e um treino regenerativo de 30 a 40 minutos leve para auxiliar na recuperação da musculatura exigida nas últimas semanas e auxiliar no controle da ansiedade.

.

– Programe sua prova

.

Defina toda a logística para não ter surpresas no domingo e planeje seus horários de forma que você consiga cumprir com tranquilidade. Se puder ir de carona ou taxi evitando assim transtorno de estacionamento melhor ainda. Leve pouca coisa para não haver preocupação com guarda volumes, deixe separada toda sua roupa na noite anterior e programe seu café da manhã para que ele seja calmo e prazeroso. Se conseguir ir no banheiro antes de sair melhor ainda!

.

– Tenha estratégia

.

Se acordar no domingo e perceber que o dia está muito quente se prepara para um ritmo de 15 a 20 segundos mais lento do que você está habituado. Não conheço um atleta que não caia de rendimento quando o sol castiga…

.

Se cumprir metade desses itens provavelmente te encontrarei na linha de chegada com sorriso no rosto e um corpo repleto de gratidão!

.

.

 

 

Compartilhe:

Receber comentários por email
Avise-me de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Vamos Treinar?

Conheça o treinamento online BHRace. Corra onde e quando quiser, com orientação profissional.