Blog

18/10/2013

RECOMEÇAR

Coluna do treinador

Talvez uma das maiores batalhas do corredor amador seja o recomeço.

Me refiro a corredores amadores de verdade que colocam com certo bom senso o exercício físico em sua vida. Não aqueles “tarados” que usam o esporte como qualquer outra coisa menos como ferramenta para uma boa saúde.

O atleta amador em questão é aquele que tem uma vida social satisfatória e que por azar (ou sorte) teve na mesma semana: jogo de futebol do seu filho e uma visita inesperada do irmão exatamente nos únicos dias da sua atribulada rotina que estavam destinados ao exercício físico.

Nada mais saudável que saborear esses dois eventos sem culpa e deixar para semana que vem recomeçar as atividades,mesmo que um pouco fora de ritmo.

Mas aí está o grande ponto: Saber recomeçar. Sem sofrimento, sem alarde, sem desculpas voltar a rotina de duas semanas atrás como se nada tivesse acontecido.

O que percebemos muitas vezes é o sentimento de frustração quando não se engata uma rotina de treinos. Mas acredite, esse processo é natural e DEVE acontecer centenas de vezes na vida de qualquer ser humano que reconhece a importância do exercícios físico e procura de forma saudável conciliar as demandas que o mundo moderno nos exige.

Trabalhar 8 horas por dia com filhos, família e amigos e se dedicar a atividade física 3 vezes por semana não é tarefa fácil. Pausa, contratempos, períodos difíceis acontecem e devem ser reconhecidos, assumidos e superados.

Interrupções nunca são bem vindas, mas se acontecer relaxa e concentra no recomeço quantas vezes for preciso e sem nenhuma vergonha.

Como já diria Mario Quintana: “Nada jamais continua. Tudo vai recomeçar! E sem nenhuma lembrança das outras vezes perdidas”

 

Assinatura Iuri

Compartilhe:

Receber comentários por email
Avise-me de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
ANNETTE LOURES
ANNETTE LOURES
10 anos atrás

Ei Iuri! Que bom estar aqui novamente! Depois de muitos e muitos recomeços percebi que a atividade física faz parte de meu ser. Não sei mais viver sem ela. As pausas servem para recarregar o espírito e retornar ainda mais forte. É ótimo ver o corpo se readaptando dia após dia. A cada retorno a alegria é imensa por estar sempre participando .

Natalia Menhem
10 anos atrás

Adorei! Ótima dica, Iuri! Beijos

Renato Gois
Renato Gois
10 anos atrás

Valeu Iuri. O recomeço depende do meu novo começo e com o apoio da Bh Race é só uma questão de tempo.

Erik Cecconello
Erik Cecconello
10 anos atrás

Perfeita esta filosofia de esporte! Acredito no correr pelo prazer de correr, pelo curtir uns bons quilômetros com amigos. E, de quebra, garantir uma boa dose de saúde, física e mental!!!

luciana
luciana
10 anos atrás

Esta matéria caiu perfeita para mim no momento. Iuri já estava com saudades do blog.

CHRISTIANE GOULART
CHRISTIANE GOULART
10 anos atrás

Oi Iuri ! Saudades ! Acabei de reler meu post da primeira maratona! Estou em uma fase de recomeço !Abraços, com carinho para ” o jovem treinador “!

Êdo
Êdo
10 anos atrás

Só hoje li este post e ele me provocou. Interessante e oportuna a foto que escolheu para ilustrá-lo. Reconheci esta arvore e tinha pensado sobre como ela era enorme e em quantos anos terá novamente o mesmo tamanho. É aquela em frente a sua casa, não é?

Vamos Treinar?

Conheça o treinamento online BHRace. Corra onde e quando quiser, com orientação profissional.