Blog

20/07/2012

SABEDORIA ORIENTAL

Coluna do treinador

Durante o TED-x Belo Horizonte assisti um vídeo sobre determinada cidade da Ásia (desculpe, mas não saberei dizer o nome dessa cidade) onde os médicos são pagos mensalmente para manter seus pacientes saudáveis. Durante o mês que os pacientes estão doentes eles não precisam pagar a mensalidade ao seu médico que por sua vez tem a responsabilidade de curar seu paciente!

O vídeo era sobre diversidade cultural e as diferentes formas de entender a vida…

Particularmente fiquei encantado com o modo “oriental” de lhe dar com a delicada relação saúde/doença.

Refletindo um pouco e trazendo esse raciocínio para o ocidente,  seria como fazer com o que os planos de saúde recebessem o dinheiro para promover hábitos saudáveis na população, e quando ficássemos doentes suspenderíamos nossos pagamentos até a recuperação da total da indesejada enfermidade.

Para mim isso faz muito mais sentido! Até porque se trata de um Plano de Saúde e não Plano de Doença.

Na Europa já é possível encontrar em alguns países empresas de Plano de Saúde oferecendo a custo zero a modalidade Caminhada Nórdica aos seus clientes, assim como descontos nas mensalidades de clientes que comprovam ser fisicamente ativos.

Nada mais correto, afinal há pouco mais de uma semana pesquisas revelaram que na sociedade moderna o sedentarismo é mais letal  que o cigarro!

Para terminar, deixo um ensinamento que adoro de um antigo médico chinês que ao perguntado sobre o segredo da saúde respondeu:
“- É muito simples, é só:

Comer a metade, andar o dobro e rir o triplo.”

Abraços saudáveis a todos

Compartilhe:

Receber comentários por email
Avise-me de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
ANNETTE LOURES
ANNETTE LOURES
11 anos atrás

Muito bom Iuri ! Ótima sugestão aos nossos planos de saúde !

Tiago Pereira
11 anos atrás

Iuri, sua sabedoria em relação a saúde é fantastica,espero que os administradores parem de pensar em planos para doenças e comecem a investir na saúde dos seus segurados, afinal cada vez mais queremos viver mais e ter mais momentos de felicidade.Abraços

Vamos Treinar?

Conheça o treinamento online BHRace. Corra onde e quando quiser, com orientação profissional.