Blog

01/06/2012

O QUE É TER SAÚDE?

Coluna do treinador

Desde a graduação minha grande pergunta profissional é: O que é ter saúde?

Essa questão não é tão fácil de ser respondida quando se parte do conceito (para mim óbvio) que ter saúde é muito mais que não ter doença.

A resposta fica ainda mais complicada quando pensamos na sociedade atual completamente alucinada pelo consumismo, absolutamente sem tempo e sem sentido. Vivendo em grandes centros urbanos tomados por uma urbanização caótica somada  ao aumento na expectativa de vida e mudanças na forma de viver que trás como consequência o aumento de doenças crônicas degenerativas (diabetes, hipertensão e cardiopatias).

Claro que a doença assim como o envelhecimento é inerente a nossa existência e merece também atenção. Porém o que se percebe em muitos países é uma total priorização dos governos aos recursos relacionados a doenças, como: hospitais, médicos e medicamento.

Por que preocupar tanto com a doença quando na verdade estamos na maior parte do tempo não doentes clinicamente falando? Por que não investir pelo menos parte do dinheiro (aplicados em doença) na verdadeira promoção da saúde e no dia-dia dos cidadãos (qualidade de vida)?

Entendo que as coisas não são tão fáceis e que o “buraco é mais embaixo” quando se trata de um país onde muitos ainda vivem abaixo da linha da pobreza. Apenas levanto essa bandeira na esperança de mostrar outra forma de pensar e assim incentivar novas ideias e posturas.

Enquanto isso treino meus corredores e sigo refletindo com ajuda de alguns autores geniais sobre o conceito da verdadeira saúde!

E para você, o que é ter saúde?

Compartilhe:

Receber comentários por email
Avise-me de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Rudolf Fonseca
Rudolf Fonseca
11 anos atrás

Vamos lá… Outro dia li, na revista Carta Capital, um artigo falando sobre um dos grandes motivos de estresse de quem vive em São Paulo: o deslocamento (movimentação) na capital paulista. E, de fato, morando aqui em Sampa, uma das coisas que realmente me incomoda é o trânsito e a consequente demora para chegar em qualquer lugar que seja. Esse deslocamento toma seu tempo, cansa seu corpo. Isso porque eu moro e trabalho em São Paulo. Pior são aqueles que moram em cidades vizinhas, que perdem por volta de 6 horas do dia deslocando-se para seu trabalho e devolta à… Read more »

Blog BH Race
Blog BH Race
11 anos atrás
Reply to  Rudolf Fonseca

Olá Rudolf,
sem dúvida o estresse causado pelo transito é um grande problema para nossa saúde, assim como a violência, poluiçao, barulho excessivo, pressa entre outros fatores relacionado a grandes cidades. Vale pesar na balança e tomar atitudes!
Forte abraço
Iuri Lage

RUI DE PAULA OLIVEIRA
RUI DE PAULA OLIVEIRA
11 anos atrás

Ter saúde é muito mais do que não ter doenças,E estar rm sintonia com o meio que o cerca, com as pessoas, conhecer seus limites , ser livre para escolher seu caminho.
abraços mestre Iuri…

Blog BH Race
Blog BH Race
11 anos atrás

Olá Rui, gostei da sua resposta! Principalmente do “estar em sintonia com o meio” e “conhecer seus limites”. Sem dúvida dois grandes adjetivos da verdadeira saúde.
Abraço
Iuri Lage

Júlio de Castro
Júlio de Castro
11 anos atrás

Ter saúde para mim é buscar o tempo todo uma boa qualidade de vida.
– Convívio familiar em harmonia;
– Manter boas e sinceras amizades;
– Fazer do local de trabalho um ambiente prazeroso e saudável;
– Acreditar em DEUS;
– E claro, incluir na rotina diária uma dieta balanceada e atividade física. De preferência corrida de rua.

Blog BH Race
Blog BH Race
11 anos atrás

Boa Júlio! Se conseguirmos manter pelo menos 3 desses itens seríamos muito mais saudáveis.
Forte abraço

Iuri

Annette Loures
Annette Loures
11 anos atrás

Qualidade de vida é saber que depois de passar o dia inteiro dentro de um escritório, ou no trânsito podemos alongar o corpo, relaxar, sentir a brisa no rosto e curtir uma corridinha super prazerosa. Saúde e felicidade são irmãs gêmeas . Muitas doenças podem ser evitadas com uma simples atitude. Fazer atividade física ao ar livre traz não só saúde, mas também felicidade. Obrigada Iuri pelo belo texto! Fortíssimo abraço!

Blog BH Race
Blog BH Race
11 anos atrás
Reply to  Annette Loures

Obrigado você pelo belo comentário!
Forte abraço
Iuri Lage

sonia
sonia
10 anos atrás

é se sentir bem!!!

lohana v. c.
10 anos atrás

ter saude e vc saber que não precisa de remedios para se sentir bem,é vc acordar todos os dias e saber que tem muito o que viver.bjs.

priscila almeida
priscila almeida
10 anos atrás

para mim ter saude é ter uma alimentaçao saudavél nao comer coisas gordurosas comer alimentos saudaveis !!!

lucas ferraz
lucas ferraz
10 anos atrás

e ter uma vida saudável

pereira
pereira
10 anos atrás

ter saude é muito mas se importa cm qualquer em outra coisa alem de ”Deus em primeiro lugar fika ah saude” ela é aki nos da vida longaah
e ah saude é muito mas do que não ter doença’

Vamos Treinar?

Conheça o treinamento online BHRace. Corra onde e quando quiser, com orientação profissional.