Blog

09/05/2012

SAIBA MAIS SOBRE AÇAÍ

Nutrição, Outros

Saiba mais sobre o açaí

  • Açaí é o fruto da palmeira conhecida como açaizeiro (Euterpe oleracea Mart., Palmae), planta típica de várzea. É nativo da Amazônia, onde seu consumo data dos tempos pré-colombiano.
  • É hoje a fruta cujo consumo mais cresceu nos últimos anos, motivado pelo seu alto teor energético e vitamínico, tornando-se assim, o alimento predileto dos atletas. A polpa do açaí é um ótimo energético: cada 100 gramas possui 250 calorias. É rica em proteínas, fibras e lipídios. Além disso, possui grande quantidade de vitaminas e minerais, como ferro, cálcio, fósforo, magnésio, vitamina B1 e alfa-tocoferol.
  • Possui alta capacidade antioxidante, prevenindo assim o envelhecimento precoce, doenças cardiovasculares e câncer. Favorece ainda a circulação do sangue e melhora as funções intestinais. Pode prevenir anemia ferropriva, devido ao seu alto conteúdo de ferro. É um antiinflamatório natural, já que possui grande quantidade de ácidos graxos ômega 3.
  • Embora bastante saudável, sua ingestão deve ser controlada, especialmente por aqueles que desejam reduzir peso, já que possui alto valor calórico. Por isso é muito importante um acompanhamento individualizado com o profissional da nutrição.
  • Um fato a ser observado é a tolerância do atleta ao ingerir o açaí minutos antes do exercício físico. Por sobrecarregar o processo digestório, pode levar a desconfortos gastrointestinais e interferir no rendimento seja durante os treinos, seja na competição propriamente dita. O coerente para evitar os efeitos indesejáveis é a ingestão prescrita de maneira individualizada e após o treino.

Imagem

Compartilhe:

Receber comentários por email
Avise-me de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Leticia Martini
Leticia Martini
11 anos atrás

Que delícia! Só de ver a foto já dá agua na boca!

luciana
luciana
11 anos atrás

Adoro açaí!! Foi bom saber dos seus benefícios e que é melhor ingerir depois do treino – pois é o que gosto de fazer depois do longão!!!

Vamos Treinar?

Conheça o treinamento online BHRace. Corra onde e quando quiser, com orientação profissional.