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06/03/2012

7 MOTIVOS PARA NÃO BEBER REFRIGERANTES

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Não é só a questão de calorias ou não, os refrigerantes têm inúmeros malefícios ao nosso organismo, vejam:

1. São ricos em benzeno (presente também em fumaça de cigarro e é liberado na queima de combustível): substância altamente relacionada com o desenvolvimento de câncer.  Porque ela esta presente nos refrigerantes? Resultado da reação do conservante benzoato de sódio com a vitamina C. Logo, as maiores taxas de benzeno foram encontradas na Sukita e Fanta, Dolly Guaraná, Dolly Guaraná Light e Sprite Zero (segundo a pesquisa realizada pela Pro Teste – Associação Brasileira de Defesa do Consumidor);

2. Refrigerantes de guaraná ou cola são ricos em ácidos fosfóricos, o que reduz absorção do zinco, nutriente essencial para o bom funcionamento do sistema imune e para a síntese de proteínas corporais;

3. São ricos em adoçantes (versão zero/ light): os adoçantes podem provocar aumento no peso corporal, através da falha na diminuição da atividade do hipotálamo (centro da fome no cérebro) e da baixa ativação do sistema dopaminérgico, responsável pela sensação de satisfação, após a ingestão de algum alimento. Assim, a falta da saciedade, juntamente com a constante estimulação da fome, manteria o comportamento por procura de alimento no indivíduo, aumentando sua ingestão alimentar.

4. São ricos açúcares: O açúcar é um alimento altamente calórico e que não possui quase nenhum nutriente. Seu excesso pode gerar uma série de doenças (como a obesidade e diabetes).

5. São ricos em aditivos artificiais: essas substâncias (acidulantes e corantes) são inflamatórias e alergênicas, por isso, podem provocar alterações no metabolismo humano, como piora do funcionamento intestinal e do quadro de celulite.

6. Podem causar osteoporose: os refrigerantes diminuem o pH sanguíneo, por conter alta concentração de ácido fosfórico. Sendo assim para normalizar esse pH é preciso que nutrientes, como o cálcio, “entrem em ação”. E de onde vem esse cálcio? Dos nossos ossos!

7. São ricos em sódio: este nutriente pode provocar aumento da pressão arterial e retenção hídrica.

E ai, vamos pensar a respeito?

 

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Leticia Martini
Leticia Martini
9 anos atrás

Muito interessante este alerta Lili. As vezes tomo o refri light imaginando ser a opção mais saudável do que um suco de laranja por ex, mas considero apenas o nr de calorias nesta decisão. Valeu. Texto muito bom, aliás como todo o trabalho que vc faz! Parabéns!

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