Blog

10/02/2012

CORREDOR SUSTENTÁVEL

Coluna do treinador

 

Vivenciando a proposta de renovação promovida naturalmente pela virada do ano novo, várias questões habitaram minha cabeça sobre tentar ser diferente, e melhor, nos próximos 365 dias.

Entre assuntos particulares e reflexões pessoais, um tema se destacou: SUSTENTABILIDADE.

Obviamente trata-se de uma influência direta das discussões em rede sociais agravados por episódios políticos relacionados com meio ambiente. Nunca tal assunto esteve tão em alta e beirando o modismo.

Mas afinal, qual o conceito de sustentabilidade?

Sustentabilidade é o nome usado para definir ações humanas que visam suprir as necessidades atuais dos seres humanos sem comprometer os recursos naturais do planeta e naturalmente o futuro das próximas gerações.

Inversamente explicando, se continuarmos consumindo e consequentemente explorando a natureza sem controle, em breve não será possível viver em nosso planeta

Cada vez mais empresas estão caminhando para uma rotina que se aproxima do sustentável e desenvolvendo projetos que se preocupam com o impacto ambiental. Seja pela lucratividade do marketing ou mesmo por ideologia.

Mas pouco adianta ações empresariais isoladas se não existir a conscientização e valorização das ações individuais.

Como se trata de um objetivo pessoal para 2012, andei pesquisei algumas dicas para me aproximar de um ser sustentável, confira:

– Dê carona

– Compartilhe objetos de pouco uso

– Prefira produtos biodegradáveis

– Dê prioridade em consumir alimentos orgânicos

– Coma menos carne

– Diminua o uso de embalagens

– Recicle o lixo

– Economize água

– Pense antes de consumir

 

Estendendo essa nova proposta pessoal, acabo de desenvolver na BH RACE uma logística especial para reciclagem dos copinhos de água consumidos pelos nossos corredores durante os treinos de apoio.

A partir dessa semana, TODOS os copos usados no treinamento terão como destino um dos compartimentos de reciclagem da nossa cidade.

Abaixo estão os pontos de coleta seletiva em BH aonde iremos levar os copinhos:

http://www.sucatas.com/localbh.html

 

Fica a dica e o exemplo.

 

Compartilhe:

Receber comentários por email
Avise-me de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
luciana
luciana
12 anos atrás

Parabéns ao jovem treinador e a BHRACE pela iniciativa. “Pensar globalmente e agir localmente” uns dos lemas das sustentabilidade. Um pena que muitos deste pontos indicados pela Prefeitura não existam mais, pois tiveram de ser retirados devido a mal uso pela população que os transformaram em lixões a céu aberto – exemplo do que existia no bairro Ouro Preto e foi retirado devido a este problema.

Êdo
Êdo
12 anos atrás

Bela iniciativa! Parabéns.

Vamos Treinar?

Conheça o treinamento online BHRace. Corra onde e quando quiser, com orientação profissional.