Blog

19/08/2011

CHOCOLATE – APROVEITE ESSA DELÍCIA!

Nutrição

 

 

O cacau é rico em polifenóis, particularmente catequinas e procianidinas, que desempenham papel principalmente antiinflamatório.

A dor muscular está diretamente relacionada a microlesões musculares promovidas pelo exercício físico. Esse dano muscular provoca aumento da liberação de fatores inflamatórios e de substâncias, como a creatina quinase. Essas microlesões, apesar de necessárias em alguns objetivos de treino, podem levar à dor muscular. Essa dor muscular que ocorre pode ser reduzida quando introduzida na alimentação bebidas ricas em cacau. Em estudo recente realizado com praticantes de atividade física, bebidas à base de cacau foram ofertadas logo apos o exercício, 2 horas após e antes de dormir e a percepção de dor foi menor nas primeiras 24 e 48h apos o exercício.

O cacau por ser antiinflamatório e antioxidante é muito indicado para aquelas pessoas que desejam perder peso. Além disso, ele ajuda na redução da pressão arterial e previne envelhecimento precoce. Mas a dose de chocolate ingerido diariamente deve ser bem orientada e calculada pelo nutricionista para que não ultrapasse a quantidade calórica diária que ele deva consumir. Quanto menos cacau tiver o chocolate em barra, menos catequinas e mais açúcar e gordura ele terá e, conseqüentemente, mais calorias ruins e menos benefícios para a saúde. O ideal é consumir o chocolate acima de 70% de cacau. Esse sim apresenta os benefícios explicados acima.

Qualquer pessoa saudável pode se deliciar com o chocolate amargo, mas cuidado com o consumo desregulado, pois o mesmo pode ser calórico. Além disso, algumas pessoas que apresentam refluxo gastroesofágico e cálculo renal devem ser orientadas a evitar o excesso do cacau na alimentação diária.

É sempre importante frisarmos que o chocolate ao leite ou branco apresentam baixíssimas quantidades de cacau e, conseqüentemente, baixíssimas vantagens. Quanto mais amargo e maior o teor de cacau, melhor é o chocolate. Escolha bem na hora de comprar!

Quer saber mais? Consulte as nutricionistas da Única – Gestão em Nutrição.

Será um prazer atendê-los!

 

 

Compartilhe:

Receber comentários por email
Avise-me de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Leticia Martini
Leticia Martini
12 anos atrás

oi Olivia e Lili, valeu pela iniciativa. O chocolate estava ótimo e veio em boa hora.
Os chocólotras agradecem as orientações.
Beijo
Leticia

Vamos Treinar?

Conheça o treinamento online BHRace. Corra onde e quando quiser, com orientação profissional.