Blog

11/05/2011

OS QUERIDINHOS DOS CORREDORES

Nutrição

 

Os alimentos certos, que o mantêm saudável, contribuem para seu desempenhoesportivo  e podem ser transformados em refeições saborosas e fáceis de preparar.

MACARRÃO INETGRAL:

Macarrão sempre foi um grande amigo dos corredores porque contém carboidratos de fácil digestão, que ajudam a recuperar as reservas de glicogênio gasto (energia). Prefira as versões com grãos integrais, que contêm mais fibra (ajudam no funcionamento do intestino e promovem sensação de saciedade) e vitaminas B essenciais para o metabolismo de energia. Única ressalva: a fibra demora mais para ser digerida, então não seria a melhor opção para antes do treino, já que pode causar desconforto durante a atividade.

RICOTA:

Se você procura por uma opção igualmente rica em proteínas e cálcio, mas pobre em gorduras, opte pela ricota: 100 g contêm cerca de 11 g de proteína  e só 6 g de gordura (o queijo mussarela possui 22g). A ricota fica ótima com salada de folhas, tomate e manjericão, em massas, torta de legumes e no recheio do sanduíche.

FRUTAS VERMELHAS :

As frutas vermelhas como morango, mirtilo, amora, framboesa e cereja são facilmente encontradas na versão congelada – e ainda assim muito saudáveis. O pigmento que dá cor a essas frutinhas é rico em antocianina, substância com efeito anti-inflamatório. Elas também previnem a hiperglicemia e possuem capacidade anticancerígena.  Dica: bata uma porção das frutas com um copo de leite de soja ou água de coco.

LARANJA:

Coma laranjas e você poderá ter menos dores musculares depois de treinos pesados, como aqueles que incluem trajetos em subidas (e descidas). Elas fornecem mais de 100% do valor diário de vitamina C (um antioxidante). Um estudo recente da Universidade da Carolina do Norte (Estados Unidos) demonstrou que tomar suplementos de vitamina C por duas semanas antes de realizar exercícios para os braços ajuda a aliviar as dores musculares.

AMÊNDOAS, CASTANHA DO PARÁ E NOZES:

Essas oleaginosas ajudam a regular os níveis de glicose no sangue ao longo da primeira metade do dia. “Quando consumidas juntas, as três são mais completas em termos proteicos e são uma fonte de energia mais duradoura que açúcar e carboidratos.Alem disso, elas são ricas em vitamina E, selênio, e  dois potentes antioxidantes.  Ressalva: as nozes cotem  ômega 3, nutriente que ajuda a manter a saúde e a estrutura das articulaçõe, o que é essencial durante exercícios regulares de impacto.

Compartilhe:

Receber comentários por email
Avise-me de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
ANNETTE LOURES
ANNETTE LOURES
12 anos atrás

Adorei o artigo! Obrigada, meninas!

Leticia Martini
Leticia Martini
12 anos atrás

Ei Lili,
muito legal as dicas!
Esta menina sabe tudo!…
Bjs
Leticia

Vamos Treinar?

Conheça o treinamento online BHRace. Corra onde e quando quiser, com orientação profissional.