Blog

29/04/2011

TRILOGIA SAÚDE – ALIMENTAÇÃO

Coluna do treinador

 

Dando sequência em minha trilogia saúde , hoje peço licença para as excelentes nutricionistas da BH RACE: Olíva e Elizabeth, para escrever um pouco sobre alimentação saudável.

De cara devo dizer que não possuo respaldo suficiente para transmitir um conhecimento embasado sobre uma dieta tecnicamente balanceada ou o que exatamente cada um deve comer.

Sendo assim prefiro caminhar para a questão do “como comer” e não do “o que comer”!

Muitas pessoas podem não concordar, mas tão importante quanto aquilo que você se alimenta é a maneira que você se alimenta! O momento da alimentação é algo que deve ser valorizado e de certa forma “treinado”.  Lugares agitados, barulhentos e desconfortáveis misturado com conversas desagradáveis e a falta de tempo é o verdadeiro inimigo de uma boa alimentação.

À hora da refeição deve ser um dos momentos mais agradáveis do dia, pois trata-se do instante que ingerimos a energia responsável por nos manter ativo, vivo e felizes!

Escolher um bom ambiente, mastigar com calma, prestar atenção em seu paladar e sentir o cheiro da sua comida é o mínimo que se pode fazer para proporcionar a você mesmo o verdadeiro prazer da alimentação.  

Muitas pessoas dizem que adoram determinadas comidas, quando na verdade elas nem esperam sentir o real sabor do seu alimento. Manter o que se come na boca, mastigando o maior tempo possível nada mais é do que explorar do seu alimento todo o maravilhoso sabor que ele tem para lhe oferecer.

Isso não é perder tempo, isso é ganhar prazer!

Cheirar também faz parte do ritual… Não é por acaso que nosso nariz está tão perto da boca! Antigamente nossos antepassados cheiravam tudo que comiam, com o objetivo de identificar alimentos que não estavam adequados para ingestão, hoje comemos por compulsão sem identificar que nesse ato existe uma infinita fonte de prazer.

 Fica a dica e bon appétit!

Compartilhe:

Receber comentários por email
Avise-me de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
ANNETTE LOURES
12 anos atrás

É isso aí, Iuri!
Comer devagarinho, sentindo o “flavor” de cada pequeno pedaço, não só faz bem a saúde, mas é muito mais prazeroso. Identificar, na boca, cada pedacinho de alimento que vc vai ingerir é um ritual fantástico. Adoro fazer isso!
Olhar com admiração um prato bem montado aumenta o apetite e dá água na boca!
Comer pode e deve ser um ritual de agradecimento e prazer.

Alexandre Cota Lara
Alexandre Cota Lara
12 anos atrás

Olá pessoal!
Depois de um longo e tenebroso inverno, estou querendo voltar a correr… Será que consigo? Me mandem os locais e horários dos treinos de apoio, com o Iuri ou com o Víctor. Aí poderei conversar pessoalmente.

Grande abraço,
Alexandre

Blog BH Race
Blog BH Race
12 anos atrás

Olá Alxandre!

Vou te ligar pra gente conversa.

Forte abraço.

Iuri

Vamos Treinar?

Conheça o treinamento online BHRace. Corra onde e quando quiser, com orientação profissional.