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08/04/2011

TRILOGIA SAÚDE – SONO

Coluna do treinador

A partir de hoje vou escrever uma série de três textos sobre os principais fatores relacionados a qualidade de vida e saúde.

São eles: SONO, ALIMENTAÇÃO E ATIVIDADE FÍSICA.

Começaremos pelo sono, esse tema tão importante que poucos levam realmente a sério.

Muitos corredores amadores não acreditam, mas independente do objetivo, seja ele desempenho, perda de peso ou qualidade de vida, tão importante quanto o treinamento é o sono reparador.

O sono consolida as adaptações em nosso organismo obtidas através dos estímulos de treinamento!

Durante o período que estamos dormindo produzimos através da hipófise o hormônio GH, também conhecido como hormônio do crescimento. Esse hormônio é responsável pela síntese de milhões de células que fazem uma verdadeira reciclagem em nosso organismo.

Não é difícil encontrar pessoas que trabalham na noite com aparência envelhecida! Trata-se da dificuldade daquele organismo de substituir células antigas por células novas…

O ideal é dormirmos de 7 – 9 horas todos os dias!

E vale alertar: Mais importante do que o tempo de duração do seu sono é a qualidade (ou profundidade) do mesmo.

Durante anos nossos antepassados dormiam assim que o sol se punha… Hoje, com a criação da luz elétrica, novelas e eventos sociais cada vez mais tardios, poucos são os seres humanos que se deitam antes das 22 horas.

A dica é evitar qualquer atividade agitada após as 19horas, diminuir a luz da sua casa, comer alimentos leves, abusar da leitura e treinar seu organismo a antecipar o sono!

Difícil!?

Vale à tentativa e o “muito obrigado” que você irá receber do seu corpo!

Bons sonhos.

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Cláudio Reis Souza
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Cláudio Reis Souza

Valeu, Iuri, o desafio é reduzir as atividades agitadas após as 19horas, inclusive as corridas, né? Brincando…
Mas sem exageros, o velho desafio do equilíbrio!!!
Abraço.

Blog BH Race
Visitante
Blog BH Race

Sem súvida Claudio!

Forte abraço

Iuri

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