Blog

12/01/2011

BENEFÍCIO DA ALIMENTAÇÃO ADEQUADA NA FORMA FÍSICA

Nutrição

A relação da alimentação com o bem-estar físico e o pleno desenvolvimento mental e emocional já era conhecida na Antiguidade. Tal conhecimento tornou-se público através de Hipócrates com a famosa frase: “Que teu alimento seja o teu remédio e que teu remédio seja o teu alimento”.

Inicialmente, o principal problema de saúde pública estudado pelos profissionais de nutrição era a desnutrição. Porém, com o estilo de vida moderna, grandes alterações foram observadas no comportamento humano. As necessidades de refeições mais práticas e rápidas e as facilidades da vida regrada à tecnologia tornaram a população cada vez mais susceptível à obesidade, doenças cardiovasculares e ao diabetes.

A preocupação com o processo do envelhecimento, bem como a incorporação da terapia nutricional ao programa de treinamento de grandes atletas, também contribuiu essencialmente para a ampliação dos temas de estudo da Nutrição. Nunca se falou tanto em suplementação nutricional, micronutrientes antioxidantes, compostos ergogênicos e muitos outros, como nos últimos anos.

A alimentação do atleta é diferenciada dos demais indivíduos em função do gasto energético relevantemente elevado e da necessidade de nutrientes que varia de acordo com o tipo de atividade, de fase de treinamento e do momento de ingestão. Uma alimentação adequada associada a uma suplementação nutricional, quando necessário, é fundamental para o alcance do objetivo do atleta.

O atleta que tem uma equipe bem preparada (médicos, fisioterapeutas, psicólogos, nutricionistas e preparadores físicos) e que trabalha em conjunto apresenta mais chances de conquistar um melhor rendimento. Atletas ou praticantes de atividade física acompanhados por nutricionistas têm visivelmente um melhor resultado do que aqueles que apenas treinam. O contrário também acontece. Pessoas que procuram o serviço de nutrição para obterem um resultado como emagrecimento ou ganho de massa muscular e que iniciam também uma atividade física apresentam um resultado muito mais rápido, além de conseguirem também mais disposição.

Se quiser saber mais sobre alimentação adequada para seu objetivo de vida e tipo de treinamento, faça uma avaliação nutricional individual e obtenha os resultados tão desejados.

(Trechos retirados do livro “Nutrição, Fundamentos e Aspectos Atuais”. Autor: Julio Tirapegui.)

Única-Gestão em Nutrição

Compartilhe:

Receber comentários por email
Avise-me de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
ANNETTE LOURES
ANNETTE LOURES
13 anos atrás

Lili,
Gostei muito da primeira consulta. Estou certa que o acompanhamento de vocês me ajudará muito . Obrigada e parabéns pelo ótimo texto!
Abraços,
Annette

UNICA - Gestão em Nutrição

Annette,

Que bom que você gostou!
Lembre-se que estaremos sempre a sua disposição!

Abraços,
Elizabeth Moraes
Nutricionista
UNICA – Gestão em Nutrição

Vamos Treinar?

Conheça o treinamento online BHRace. Corra onde e quando quiser, com orientação profissional.