Blog

29/10/2010

MARATONA PARA POUCOS

Coluna do treinador

 

 

Essa semana saiu na Folha.com uma reportagem com o seguinte título: “Correr  maratona faz mal ao coração, diz estudo”.

Em seguida era citada uma recente pesquisa canadense sobre os efeitos no coração de vários corredores que acabaram de completar 42km.

Foi constatado alterações no bombeamento sanguíneo e na oxigenação, além de microlesões e inchaço no órgão. Após 3 meses foram realizados novamente os exames, e os mesmos corações já não apresentavam alterações significativas.

Vale ressaltar que o estudo deixou claro que corredores com menor absorção de oxigênio (pior condicionamento físico) foram os que mais sofreram danos cardíacos após a maratona.

Valeu o estudo e a reportagem!

Não pelo título, que exerceu de forma exagerada a função de chamar atenção, mas para alertar os corredores amadores que maratona não é fácil, e sua preparação não se dá do dia para noite.

Correr 42km de forma tranqüila, sem sobrecarregar demasiadamente o corpo, é algo para poucos! Exige tanta disciplina e força de vontade que, acreditem se quiser, nos Estados Unidos as pessoas colocam em seu currículo profissional certificados de conclusão em maratonas…. Sem dúvida essa é uma forma de surpreender seu chefe e mostrar que é determinado e persistente.

Se você está na dúvida em saber qual o momento de fazer sua primeira maratona, responda essas perguntas:

– Seus exames cardiológico estão em dia?

– Você corre há mais de 2 anos?

– Já participou de 4 ou mais meias maratonas?

– Faz musculação há mais de 3 meses?

– Você tem disponibilidade de tempo para treinar por mais de 2 horas?

– Existe algum profissional de Educaçãp Física compente que possa evoluir sua planilha adequadamente?

Caso suas respostas tenham sido “sim” para essas seis perguntas, parabéns!!! Você pode iniciar seus treinos rumo à prova mais famosa do atletismo mundial! A preparação demora em média 6 meses….

Agora, me respondam: Quantas pessoas que pretendem ou já correm maratona se encaixam exatamente nesse perfil!?

Fica a dica.

*- Clique aqui e veja a reportagem da Folha.com .

Compartilhe:

Receber comentários por email
Avise-me de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Leticia Martini
Leticia Martini
13 anos atrás

Puxa Iuri…. achei meio bom e meio ruim este artigo aí… realmente a maratona é algo desgastante, mas se não faz muito bem ao coração, faz muito bem pra alma né!!!
Nunca corri uma e confesso que estou fazendo uns planos pra 2011. Estou de olho na maratona de Chicago em outubro… vou conversar com o Victor primeiro, mas já corro desde 2006 e já fiz 6 meias…. o problema é que corro devagar demais, mas se eu aguentar… fecho a maratona nem que seja em 5 horas!!! rsrsr
E aí colegas quem quer ir comigo????
Bj
Leticia

Blog BH Race
Blog BH Race
13 anos atrás

Ei Lê,
maratona faz muito bem! Ainda mais para você corredora experiente que sabe seus limites e corre devagar…
Forte abraço

Iuri

Annette Loures
Annette Loures
13 anos atrás

IURI,

Muitíssimo obrigada pelo enorme cuidado e zelo com nossa saúde ! Qualquer treinador de corrida pode divulgar e publicar textos favoráveis a maratona , mas publicar textos desfavoráveis como este é só para treinadores absolutamente conscientes de sua importância na longevidade e saúde de seus atletas e , acima de tudo , só para treinadores absolutamente honestos e sinceros.
Parabéns pela ótima coluna e pela sinceridade !!
Com minha admiração,
Annette

Blog BH Race
Blog BH Race
13 anos atrás
Reply to  Annette Loures

Obrigado pelo carinho Annette!

Forte abraço

Iuri

Andre Winter
13 anos atrás

Boa Iuri!

Tive a mesma sensação quando li a reportagem da Folha: “Exercício físico pesado, sem preparo e sem acompanhamento profissional faz mal, claro.” É como a estória do atleta de fim de semana, se o corpo não está preparado, e não é um habito, não tem como.

Por outro lado, a Folha trouxe também um calendário de provas internacionais! Estou considerando seriamente correr a meia-maratona de Lisboa em Março!

Abraço!

Blog BH Race
Blog BH Race
13 anos atrás
Reply to  Andre Winter

Falou e disse André!

Ora pois, vamos para Lisboa….

Iuri

Luciana Saldanha
13 anos atrás

Pois é Iuri, a única questão que eu posso dizer SIM é “Existe algum profissional de Educaçãp Física compente que possa evoluir sua planilha adequadamente?” Para as outras perguntas eu só disse NÃO.
E realmente não faz parte do meu perfil, pois não tenho tanta disciplina nem tanta persistência. Se eu puder fazer algumas meias por aí, já estou bem contente. Realmente maratonas não são para qq um. Bj. L

Blog BH Race
Blog BH Race
13 anos atrás

Lu, não se desanime… O mais importante é se manter correndo e saudável!

Vamos Treinar?

Conheça o treinamento online BHRace. Corra onde e quando quiser, com orientação profissional.