Blog

17/09/2010

Heróis da Corrida – Parte 1

Coluna do treinador

 

Você aí, corredor dedicado. Já parou para ler algumas histórias de lendas do atletismo mundial? Conhece os verdadeiros heróis desse esporte que você tanto pratica?

Correr é bom, faz bem, emagrece… Mas e ai!? Será que a corrida não ensina nada?

Pensando nisso fiz uma breve pesquisa na internet e reuni (na minha opinião) os melhores  contos e personagens de corrida das últimas décadas.

Para não ficar cansativo, decidi repartir em textos menores que serão postados no blog periodicamente.

Leia, deguste e comente:

Zatopek e o triplo ouro

O tcheco Emil Zatopek (1922-2000) é considerado por muitos o maior maratonista de todos os tempos. O apelido adquirido por seu estilo de corrida, Locomotiva Humana, expressa um pouco sobre sua forma de competir. Arrancadas devastadoras, superação de limites e uma tolerância incrível a dor eram seus diferenciais.

Nos Jogos Olímpicos de Helsinque, em 1952, Zatopek impressionou o mundo e conseguiu um feito jamais alcançado por nenhum outro mortal na história da corrida. Após vencer os 5.000m e os 10.000m, ele iria correr, pela primeira vez em sua vida, uma maratona.

Calouro na distância, o atleta decidiu que acompanharia os especialistas na prova. Porém, sentindo-se bem durante a disputa, disparou na frente após alguns quilômetros percorridos. Zatopek não só venceu a corrida como cravou o recorde olímpico, com o tempo de 2h23min04s.
 
Além de excelente corredor, Zatopek era antes de tudo um revolucionário em sua forma de treinar. Conhecido pelos seus treinos intervalados, chegou a fazer sessões inusitadas de treinamento como 50x400m para 90s, 20x200m para 34s!

Além de grande corredor Emil Zatopek foi também autor de várias frases muito conhecida, leia algumas delas:

?   “Eu não tinha velocidade. Devo tudo à minha força de vontade.”

?  “Você nunca verá cervos, coelhos e cachorros preocupados com seus menus e mesmo assim eles correm mais rápido do que os humanos.”

?   “Quando alguém treina uma vez, nada acontece. Quando a pessoa força-se a fazer algo cem, mil vezes, ela certamente desenvolve-se além do físico. Está chovendo? Não importa. Estou cansado? Também não importa. A partir dali, a força de vontade já não é mais um problema.”

?   “Um corredor deve correr com sonhos no coração, não com dinheiro nos bolsos.”

?   “Estive em muitas Olimpíadas, como atleta e como espectador. Para mim, de todas, a mais bela foi a de Helsinque. Não pelas nossas vitórias, mas pelo calor do povo finlandês, tão voltado para a natureza, pela beleza do país, a fraternidade entre os atletas e a organização perfeita. Aqueles Jogos não foram manchados pela política, boicotes, interesses comerciais ou pelas drogas.” 

?   “Os atletas que enriquecem deveriam dar algum retorno à sociedade. Talvez pedir aos seus patrocinadores que construam uma piscina numa vila pobre.”

?   “Você não sobe ao segundo andar sem uma escada. Quando fixa objetivos muito altos e não os atinge, o seu entusiasmo se torna amargura. Fixe objetivos razoáveis e, então, gradualmente, eleve-os.”

?   “Muitos copiaram os meus métodos e falharam. Então eu dizia a eles: ‘Este é o meu método. Funciona para mim. Descubram um que funcione para vocês.'”

?   “É na solidão dos longos treinamentos que se forja o coração do atleta.”

? “Na vida, as maiores lutas do homem são travadas na solidão. Assim também é nas corridas longas. E nestas, como na vida, o ato de participar é mais importante do que vencer, ainda que seja a ilusão da vitória que nos dê forças para continuar lutando.”

?   “Se você quiser vencer algo, corra 100 metros. Se quiser experimentar uma nova vida, corra a maratona.”

?   “Existe uma conexão especial que se forma entre grandes rivais. Algo que é forjado através de incontáveis horas de treinamentos e que só eles podem compreender. Algo mais importante do que recordes e medalhas, uma energia que leva a todos a tentar o melhor de si. Este esforço cala fundo na mente e produz grande respeito entre adversários. Eu prezo esta qualidade também na derrota, porque ela nos dá a chance de perguntarmo-nos: Por que não fui bom o suficiente? O que fazer para elevar o meu padrão de treinamento e de vida?”

 

Fonte:  http://o2porminuto.uol.com.br/ 

                http://www.remolivre.com/emil_zatopek.html

               http://pt.wikipedia.org/wiki/Emil_Z%C3%A1topek

 

Forte abraço e bons treinos

Compartilhe:

Receber comentários por email
Avise-me de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
rpiancastelli
13 anos atrás

Muito bacana a história! Vou aguardar as outras postagens 😉

Blog BH Race
Blog BH Race
13 anos atrás
Reply to  rpiancastelli

Valeu Rubinha!!!! Sempre atenta…

Bjo

Iuri

Leticia Martini
Leticia Martini
13 anos atrás

Oi Iuri, bem legal a reportagem. Já tinha lido algumas artigos sobre o Zatopek em revistas especializadas. Realmente um grande exemplo. Parabéns
Leticia

Vamos Treinar?

Conheça o treinamento online BHRace. Corra onde e quando quiser, com orientação profissional.