Blog

27/08/2010

AVALIAÇÃO FÍSICA E CORRIDA

Coluna do treinador

Atenção corredores de plantão!

Um bom rendimento em qualquer atividade física depende de uma série de fatores, sendo alguns qualitativos e complicados de mensurar, outros quantitativos e facilmente avaliados.

 

Seguem alguns exemplos:

 

Fatores qualitativos:

– motivação

– estresse

– determinação

– ansiedade

 

Fatores quantitativos

– VO2 máximo

– Percentual de gordura

– Velocidade máxima

– Flexibilidade

 

No treinamento esportivo, quanto maior o nível do atleta, mais importante são as avaliações quantitativas. Corredores como Marilson dos Santos se submetem a testes físicos semanalmente, dependendo do período do ano em que se encontra.

 

Por outro lado, atletas amadores (como os existentes na BH RACE) têm os fatores qualitativos como às maiores influências no seu treinamento.  Mais importante do que o percentual de gordura ou o VO2 máx. é a motivação e a determinação de se manter treinamento mesmo com os compromissos profissionais e familiares.

 

Mas então porque fazemos avaliações de aptidão física em nossos atletas!?

 

Mesmo não sendo corredores profissionais, nós treinadores precisamos de informações numéricas básicas, não apenas para prescrever o treinamento como para registros e futuras comparações.

 

Os números indicam claramente a atual condição física, se houve evolução e qual a proporção da melhora.

 

Para que todos entendam os fatores quantitativos que avaliamos na BH RACE, abaixo segue uma breve explicação:

 

VO2 máx – Quantidade máxima de oxigênio que seu organismo consegue retirar da atmosfera, levar até os músculos e utilizar na produção de energia. Valores acima de 40 indicam uma boa capacidade ventilatória do atleta.

 

Percentual de gordura – É a porcentagem de gordura presente no seu peso corporal.  Se o individuo pesa 100kg e possui um percentual de gordura de 20%, significa que ele possui 20kg de massa “gorda”.

 

Freqüência Cardíaca Basal – É a mais baixa freqüência que o coração da pessoa pode bater, quanto menor esse valor mais forte e bem condicionado está o coração do atleta. O ideal é que a medida seja feita com o individuo dormindo.

 

Freqüência Cardíaca de Repouso: Registrada quando o indivíduo encontra-se acordado mas sem realizar nenhuma atividade física. Assim como a basal, quanto menor o valor, melhor está à condição do corredor.

 

Pressão arterial – É a força com a qual o coração bombeia o sangue através dos vasos. É determinada pelo volume de sangue que sai do coração e a resistência que ele encontra para circular no corpo. Uma  alteração significativa na pressão pode indicar doenças relativamente graves.

 

Sendo assim, espero que todos estejam em dia com suas avaliações para que possamos colocar em números todo o esforço aplicado ao treinamento nesses últimos meses.

 

Forte abraço e até semana que vem.

 

 

 

Compartilhe:

Receber comentários por email
Avise-me de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Vamos Treinar?

Conheça o treinamento online BHRace. Corra onde e quando quiser, com orientação profissional.