Blog

30/04/2010

MOTIVAÇÃO PÓS PROVA

Coluna do treinador

É muito comum entre atletas amadores de corrida se sentir desmotivado após um grande objetivo alcançado.

Sendo treinador, entendo bem esse sentimento…

Muitas vezes o corredor que está se preparando para uma maratona chega a ficar 6 meses dedicando aos treinos, aumentando o volume dos longos, acordando antes do sol, controlando a alimentação, dormindo cedo, bebendo muita água, evitando bebidas alcóolicas,  etc…   

De repente, após um domingo, tudo muda! Aquilo que o mantinha disciplinado já faz parte do passado e nada mais daquela antiga rotina parece se justificar.

Realmente não é fácil.

A começar pela semana seguinte a prova, que é praticamente toda de descanso. O atleta que estava no ritmo excelente de treinamento se pega parado na frente da televisão e já percebe que sua vida não será a mesma nos próximos dias.

Depois vem os treinos. Antes longos de até 36km, volumes semanais altíssimas beirando os 100km. E agora nada acima de 12km ou 14km… Os treinos que duravam em média uma hora e meia, não passam de 50 minutos! Uma verdadeira falta de graça.

A dica que costumo dar é:  Se prepare para esse momento, mais cedo ou mais tarde você irá passar por ele.

Aproveite esse período de menor dedicação aos treinamentos para ficar com a família, se dedicar a uma boa leitura, encontrar mais os amigos, comer coisas antes proibidas, treinar com atletas menos condicionados. Enfim, tudo que você possivelmente não podia fazer nos últimos tempos e que definitivamente causam sensações maravilhosas tanto quanto as vividas se preparando para a grande prova.

O importante é não parar de treinar e descobrir sempre o prazer de cada período da vida!

Forte abraço e até semana que vem.

Compartilhe:

Receber comentários por email
Avise-me de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Annette Loures
Annette Loures
13 anos atrás

Oi Iuri, Acho que a desmotivação pós-prova é semelhante a um período de lesão. Você está treinando bem e de repente precisa diminuir muito o ritmo ou ficar parado. O tempo fica ocioso, vc não sabe direito o que fará. No meu caso, resolvi que transformaria aqueles dias difíceis em dias gloriosos. E como aproveitei os meus dias ! Li tudo que tive vontade, vi ótimos filmes! Foi ótimo! A vida pode ser vista de diferentes prismas . Ser feliz é uma questão de escolha! Muito obrigada pelo carinho com que você tenta nos compreender e nos estimular sempre! Abraços… Read more »

Vamos Treinar?

Conheça o treinamento online BHRace. Corra onde e quando quiser, com orientação profissional.