Blog

18/02/2010

Já comeu linhaça hoje?

Nutrição

 

Não é novidade dizer que o atleta precisa de uma alimentação balanceada. Isso porque o atleta vivencia situações que contribuem para o estresse orgânico. Estressado, o organismo trabalha mal e o treino não acontece como deveria. De forma geral, os atletas precisam de dose extras de vitaminas e minerais, com o objetivo de garantir mais antioxidantes, melhorar o sistema imune e diminuir o risco de lesão.

Como comentado na postagem anterior, os alimentos funcionais são importantíssimos para a boa saúde do atleta. Hoje o destaque vai para a linhaça, uma semente versátil que é rica em ômega-3, lignanas e fibras, melhorando a saúde cardiovascular e prevenindo os temidos radicais livres, envolvidos no envelhecimento precoce e no câncer.

Para o atleta a semente de linhaça tem uma utilidade extra: é antiinflamatória,  o que ajuda na recuperação após um treino pesado. Consumindo a linhaça diariamente, o atleta também assegura um bom aporte de vitaminas do complexo B, ferro, zinco, potássio, magnésio e cálcio, muitos destes fundamentais até na contração muscular.

Este poderoso alimento, auxilia no aumento da vitalidade física estimulando o aumento do coeficiente metabólico, melhorando a eficácia na produção de energia e diminuindo a fadiga dos músculos após o exercício.

Para quem quer diminuir o percentual de gordura, os estudos também indicam a linhaça como um alimento termogênico, o que auxilia no processo de emagrecimento. As fibras presentes no alimento, ajudam a manter o funcionamento em ordem, o que evita a sensação desagradável de treinar constipado. Estas fibras também conferem saciedade, evitando o abre e fecha da geladeira, conduta que leva ao aumento do peso.

Portanto, incluir a semente de linhaça na rotina alimentar dos atletas pode auxiliar na redução do estresse gerado pelo exercício e ainda garantir mais qualidade de vida e saúde para os mesmos.

* Excepcionalmente nesta semana, postamos a coluna da nutricinista Mariana na quinta-feira devido ao recesso do Carnaval.

Compartilhe:

Receber comentários por email
Avise-me de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Annette Loures
Annette Loures
14 anos atrás

Olá Mariana ,
Estou gostando muito das postagens sobre alimentos funcionais! Muito obrigada!
Gostaria de saber, qual a quantidade ideal de linhaça por dia, para uma pessoa de biotipo pequeno como o meu (43kg) . Costumo usar uma colher de sobremesa por dia de linhaça, está bom ?
Grande abraço e muito obrigada!
Annette.

Vamos Treinar?

Conheça o treinamento online BHRace. Corra onde e quando quiser, com orientação profissional.