Blog

18/01/2010

O que devo usar: calor ou frio?

Lesão

 

O uso de recursos térmicos como o gelo e o calor superficial é muito comum nos casos de lesões. Contudo, muitas vezes não sabemos qual destes é o mais adequado no momento, o que pode levar ao uso incorreto e piora do quadro. Para resolvermos esta questão, é necessário definirmos basicamente dois aspectos: o efeito destes recursos nos tecidos e quais as indicações de uso.

 O uso do gelo (crioterapia) é indicado principalmente em duas situações: controle da fase aguda da inflamação e redução da dor. A fase aguda do processo inflamatório é caracterizada por uma série de eventos que a crioterapia ajuda a controlar por meio da diminuição da temperatura tecidual, diminuição da demanda metabólica, limitação do edema e analgesia. Por isso, a crioterapia é indicada no cuidado imediato das lesões musculoesqueléticas agudas, controle do edema e da dor. Recomenda-se o uso de compressas de gelo por 20 a 30 minutos na região lesionada que deve estar protegida para evitar queimaduras. Este recurso não é indicado em indivíduos com insuficiência circulatória, alterações de sensibilidade e alergia ao frio.

 O calor superficial apresenta efeitos sobre o tecido opostos áqueles do gelo, ou seja, aumento da temperatura, aumento da demanda metabólica e estimulação da formação do edema. Por isso, não devemos usar calor nos casos de lesões agudas uma vez que este irá estimular os eventos do processo inflamatório, aumentando o edema, dor e demais efeitos deletérios sobre o tecido. Contudo, nas fases crônicas este recurso já é indicado, uma vez que estas geralmente são acompanhadas de fibroses e neste caso o calor auxilia na melhora da extensibilidade do tecido reduzindo a sua rigidez. O calor também pode ser usado nos casos de dor (não-inflamatória) e espasmos musculares. Recomenda-se o uso de bolsa de água quente durante 10 a 20 minutos. É importante lembrar que este recurso também não deve ser usado em indivíduos com insuficiência circulatória e alterações de sensibilidade.

 Na dúvida recorra sempre a um profissional capacitado para orientar qual o melhor recurso a ser usado! 

Compartilhe:

Receber comentários por email
Avise-me de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
TAMIRES OLIVEIRA ARAUJO
TAMIRES OLIVEIRA ARAUJO
13 anos atrás

Oi Joana , adorei este blog me ajudo muito, para minha prova de termofototerapia. TENHA UMA BOA NOITE. BEIJO

Vamos Treinar?

Conheça o treinamento online BHRace. Corra onde e quando quiser, com orientação profissional.