Blog

18/12/2009

Vá com calma!

Coluna do treinador

Ontem durante o treino, questionei uma de minhas atletas por que ela não tinha ido ao treino na noite anterior. A resposta, que veio junto com uma cara de desânimo,quase me matou de rir: “Iuri, estou com “dezembrite aguda!”

Final de ano é sem dúvida um período diferente. O trânsito muda,os sons da cidade mudam, chegam as festas, confraternizações, cartões, presentes,abraços… Isso tudo mexe com a gente, diminuindo ou aumentando a nossa  energia e em alguns casos o resultado é a tal “dezembrite”.

Particularmente gosto do fim de ano. Vejo esse período como um momento de muita reflexão e planejamento, uma verdadeira renovação de expectativas e possibilidades de mudanças.

Mas não devemos nos cobrar demais! É muito comum entre corredores existir também (tomando a liberdade da criação) a “janeirite aguda”.  São aqueles atletas que não atingiram seus objetivos em 2009, e que acabam criando uma série de expectativas e metas logo no primeiro mês do ano.

Sei que temos muito a melhorar e sabemos o que precisamos fazer, mas devo insistir no fato de que toda mudança deve ser planejada e gradativa. Assim como planejamos o que vamos mudar devemos definir como será o processo da mudança e o tempo que isso pode levar.

Se você tem o hábito de comer pizza todas as noites e não está satisfeito com isso, não prometa para você mesmo que a partir do dia 1º de janeiro você nunca mais passará na frente de uma pizzaria. Não que esse tipo de mudança não funcione; é possível que muitos tenham tido sucesso dessa forma. Mas uma maneira mais saudável e eficaz seria por exemplo evitar comer pizza em duas noites na semana e ao longo do tempo reduzir o consumo até ficar livre do hábito. Com a corrida, devemos pensar da mesma forma. Não se comprometa a aumentar sua velocidade, ou o número de treinos por semana de forma imediata. Vá com calma. 

Nada abrupto faz bem ao seu corpo. Se quer emagrecer em 2010, tenha paciência. Se quer correr uma maratona, respeite os limites do seu corpo e planeje seus treinos com seu treinador.

E curta cada momento de conquista, afinal de contas, muito mais interessante que o nosso destino é a caminhada que fazemos para chegar até lá.

Feliz 2010 para todos.

Compartilhe:

Receber comentários por email
Avise-me de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Júnia Martins
14 anos atrás

Eita Iuri!! Arrasou de novo! Belo texto!

Essa questão da mudança gradativa é ponto importantíssimo para quem pelo menos decidiu mudar em alguma coisa.

E adorei o exemplo da pizza.. É aquilo ali mesmo. Com diz o ditado: devagar se vai ao longe!

Um grande abraço!

Iuri Lage
Iuri Lage
14 anos atrás
Reply to  Júnia Martins

Que bom que gostou Junia!!!
Agora é aplicar o que foi dito…

Forte abraço

Iuri

Annette Loures
Annette Loures
14 anos atrás

Otimo texto Iuri ! Sensível e inteligente !
É muito bom ser treinada por alguém que espera pacientemente nossa adaptação , que considera algumas vezes o descanso mais importante do que o treino, que exige somente aquilo que podemos oferecer, nem mais nem menos. Parabéns pelo equilíbrio e bom senso de sempre!!!!

bloguto
bloguto
14 anos atrás

Caro Iuri,

pretendo deixar de lado “janeirite aguda” e partir para!GoCorregutoGo!. Claro que não farei nada sem o auxilio do treinador “Iuri Gagari” treinador com pinta de Russo, sotaque mineirês, galã de Malhação! Hahaha Galã de Malhação foi ótimo!!! Você não Acha?

Vou correr a favor do meu corpo, vou fazer o que for necessário, mas vou correr… respeitá-lo-ei, dominarei minha natureza e correrei. Assim pretendo iniciar meu ano de 2010 junto com os amigos e corredores da BHRace!
Abraço
Guto

Vamos Treinar?

Conheça o treinamento online BHRace. Corra onde e quando quiser, com orientação profissional.