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06/11/2009

Os três pilares da saúde

Coluna do treinador

3pilaressaude

A preocupação com a saúde já faz parte do cotidiano de muitos de nós. Mas será que sabemos o que significa cuidar da nossa saúde? 

Muitas vezes ouço em propagandas políticas que o governo está investindo na saúde construindo mais hospitais, adquirindo novas ambulâncias, melhorando o atendimento médico à população. Eu diria que ele está “investindo na doença”…

É claro que é importante termos hospitais suficientes para atender a todos quando isso for necessário, mas tão ou mais importante  é investir na qualidade de vida e orientar a população sobre a promoção da saúde.  E isso não é tão complicado e caro como construir hospitais.

Nuno Cobra, antigo preparador físico de Ayrton Senna, já dizia em seu livro que nossa saúde está apoiada em três pilares: alimentação, sono e atividade física.

Para termos uma alimentação saudável é fundamental adquirirmos hábitos como beber mais líquidos,  fazer pequenas refeições de 3 em 3 horas,  e dedicar mais tempo a elas. Segundo o famoso cardiologista americano Dr. Mehmet Oz, formado em Harvard, devemos comer menos do que geralmente temos vontade – isso porque o hormônio grelina, que estimula a fome, demora em torno de 30 minutos após a refeição para baixar seu nível no sangue, retardando assim a sensação de saciedade e fazendo com que comamos mais do que precisamos realmente. Outra dica importante do Dr. Oz é evitarmos cinco ingredientes (para isso devemos observar o rótulo do que comemos): gordura saturada, gordura trans, açúcar simples, açúcar invertido e farinha de trigo enriquecida.

Com relação ao sono, poucas pessoas notam, mas pequenos detalhes podem fazer muita diferença na qualidade do seu descanso. É importante evitar atividade física intensa até duas horas antes de se deitar, priorizar refeições leves, eliminar todas as luzes do quarto, observar a temperatura ambiente, selecionar bem a roupa de cama, diminuir o ritmo das atividades intelectuais, evitar televisão e não beber muita água no período da noite. É fácil concluir que a base de um sono saudável está na sabedoria de diminuir o ritmo ao final do dia.

Sobre a atividade física, não quero puxar a sardinha para o meu lado, mas preciso dizer que é o único dos três fatores que além de fazer muito bem, colabora tanto para uma alimentação saudável, quanto para um sono de qualidade. Muitas pessoas entram na BH RACE comendo apenas 3 vezes ao dia; entre elas algumas com queixas de insônia. Sempre digo: “Não se preocupe com alimentação e com o sono neste instante; quero apenas que se concentre na atividade física, fazendo os treinos programados na planilha”. Em três semanas já escuto relatos de melhoras no sono, pois o corpo cansado pede cama; e também de aumento na quantidade de refeições diárias, um vez que houve acréscimo do gasto calórico com o treinamento.

Os exercícios aeróbicos são os mais importantes (correr, nadar, caminhar e pedalar), pois proporcionam maior número de benefícios, mas a musculação também é fundamental. Quando envelhecemos, perdemos massa magra, o que leva a um declíneo progressivo da força e resistência aeróbica. Exercícios aeróbicos 3 vezes por semana, durante 30’ e dois dias de musculação (ou qualquer outra atividade de resistência muscular) já são suficientes para nos mantermos saudáveis.

Seguindo essas dicas, trabalhando com o que se gosta e vivendo ao lado de pessoas amáveis, tenha a certeza que iremos nos encontrar com 110 anos!!!!

Forte abraço e até semana que vem!

Assinatura Iuri

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Annette Loures
Annette Loures
10 anos atrás

Viva Iuri ! Vamos comemorar juntos os 50 anos de BH RACE!
Com muita saúde, corrida e alegria!
Imagina! Que festa!!

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