Blog

28/10/2009

Annette Loures: dedicação e diversão

Perfil do Atleta

annette

Annette Loures poderia ser mais uma destas pessoas que reclamam de dores nas costas e passam muitas horas em frente ao computador. Engenheira, ela não tem como fugir do computador e do tempo gasto em uma atividade sedentária, mas há aproximadamente dez anos, começou a fazer musculação e nunca mais parou. Há três, a corrida também passou a fazer parte do seu dia-a-dia que, atualmente, é bem dinâmico. De segunda a sábado, Annette intercala os treinos de corrida, baseados nas planilhas montadas pelos treinadores da BH Race, com sessões de musculação, que garantem o reforço muscular necessário para que ela percorra cerca de dez quilômetros a cada vez que calça o tênis e vai para a rua correr.

A atleta, que foi uma das primeiras alunas da BH Race sempre gostou de praticar esportes, mas viu na corrida uma forma de mudar alguns valores em sua vida, como a adequação da alimentação e de hábitos mais saudáveis. Sem contar com os novos amigos que encontrou durante treinos e provas. “O pessoal é bem parecido, conheci muita gente e tenho grandes amigos da corrida com quem convivo com frequência”, relata Annette.

Para ela, o ideal é que se corra por prazer e que a prática da corrida esteja aliada à diversão e ao lazer. Annette, porém, vai além e enxerga o treino como uma possibilidade de ter um momento só seu. Casada e mãe de Gabriel, um jovem de 17 anos, ela tem uma rotina de muitas tarefas e se divide entre o trabalho, a família e o esporte com muita organização. Para não faltar aos treinos, escolheu a manhã como o melhor horário. “Corro entre 6h30 e 7h, pois assim nenhum compromisso que possa aparecer durante o dia atrapalha o treino”, explica ela, que só deixa de correr ou de comparecer à musculação por problemas de saúde.

Annette pode ser considerada uma atleta exemplar e colhe os benefícios de sua dedicação diariamente. Desde que começou a correr, a alimentação passou a ser cada vez mais saudável e hoje ela escolhe alimentos naturais em todas as situações. “As coisas passam a te fazer bem e você opta por aquilo. Troquei o suco industrializado pelo suco natural e passei a consumir mais fibras, por exemplo”, conta.

Se hoje ela treina seis vezes por semana, sabe que é porque aprendeu a controlar o ritmo. No início dos treinos, Annette conta que foi com “muita sede ao pote” e acabou com lesões que a deixaram parada por alguns meses. Agora ela corre com mais calma, diminuiu o ritmo que tinha no início e se prepara para provas como a da Linha Verde, com percurso de 21 quilômetros, depois de se curar de mais uma lesão sofrida no ano passado. “Já corri a Linha Verde em 2007 e treinei muito para isso. Durante a preparação, viajei de férias para Cabo Frio e corri diariamente, mesmo debaixo de muita chuva e isso fez toda a diferença no dia da prova”, lembra.

Correr uma maratona é uma meta para ser realizada daqui um bom tempo, mas faz parte dos planos de Annette. Enquanto isso, ela cumpre a rotina de treinos e faz o que gosta, que é viajar e ler. “Recomendo a leitura de Uma Breve História do Mundo, de Geoffrey Blainey, e Comer, Rezar, Amar, de Elizabeth Gilbert”, diz. Tudo feito por prazer, que é o motivo que a torna uma atleta tão dedicada.

Compartilhe:

Receber comentários por email
Avise-me de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Iuri Lage
Iuri Lage
14 anos atrás

Grande atleta,

uma das mais dedicadas e esforçadas que já tive… Parabéns Annette, você é um exemplo para todos os corredores da BH RACE.

Com carinho do seu treinador

Iuri

Victor Fahel
Victor Fahel
14 anos atrás

Uma atleta que mostra para os mais novos que não existe limites quando há dedicação, organização e amor pela corrida. Está atleta é realmente um exemplo de vida!!!

Victor

Eugenia
Eugenia
14 anos atrás

A Annette é uma companhia e tanto para os treinos! Sempre alegre, com atitude positiva e energia contagiante.
É inspirador ver a disciplina e o bom humor dela! Parabéns pelo exemplo, e ainda vamos subir muita escada juntas!! 🙂

Annette Loures
Annette Loures
14 anos atrás

Meus queridos amigos,
Estou feliz e emocionada demais com as declarações de vocês! Iuri , sempre tão atencioso e carinhoso comigo. Víctor, comentário via Portugal , chic demais! Sinto muita saudade de você! Guga, conheço você há tão pouco tempo e é como se tivéssemos sido sempre amigas. Ainda vamos, sim, fazer muitos treinos e provas juntas !
Muito obrigada!
Um beijo enorme a vocês!

Luciana Nunes
Luciana Nunes
14 anos atrás

Anette você é demais… correr realmente é uma delícia além de práticar atividade físicas estou conhendo pessoas maravilhosas como você que conseguem falar mais do que eu num treino funcional.

Gilson Michel
Gilson Michel
14 anos atrás

Homenagem mais que merecida a uma pessoa que realmente veste a camisa BH Race, entusiasmada com a atividade fisica, é quem sempre está dando apoio aos velhos e novos amigos.
Abs

Annette Loures
Annette Loures
14 anos atrás

Obrigada, Lu! Obrigada, Gilson!

LU, estou adorando fazer educativo de areia/escada com vocês. Nossa turminha é mesmo animada! Conviver com vc e a Guga tem sido muito divertido. O treino passa tão rápido que nem percebo. Obrigada por sua companhia e sua alegria!

Gilson, você está sempre aí, dando força aos amigos nas horas especiais. Admiro vc demais por isso! Não posso mais contar com sua companhia para os treinos, porque agora corro como uma tartaruga e você é lebre. Mas você pode contar com minha amizade sempre! Obrigada pela amizade e companheirismo!

um grande abraço a vocês!

Alexandre Lara
Alexandre Lara
14 anos atrás

Olá Annete! Parabéns pela dedicação que todos nós conhecemos! Vc realmente é um exemplo. Nos vemos na próxima prova.
Abraço,
Alexandre

Leticia Martini
Leticia Martini
14 anos atrás

Ei Annette, puxa vida estou mesmo desatualizada! Só hoje vi o seu perfil e não posso deixar de comentar… Você é excelente companheira porque é dedicada e amiga, está sempre me dando conselhos e contando ótimos casos! Me lembro como se fosse hoje da Linha Verde de 2008 que eu não pude correr porque estava recuperando de uma lesão e você me confortando… Este ano descontei e corri a Meia e foi tudo de bom! O treino de areia e escada é realmente bem animado e fico observando de longe quando estou fazendo a aula de tênis… Acho que 2010… Read more »

Annette Loures
Annette Loures
14 anos atrás

Oi Letícia,
Se vc soubesse como fiquei feliz vendo vc deslanchando este ano!! Foi um ano de glória para vc, graças a sua garra e persistência. Adoro ver vc realizando seus sonhos, adoro conviver com vc, adoro ser sua amiga!!!
beijinhos Annette.

Anônimo
Anônimo
10 anos atrás

Annette foi um prazer enorme e fico feliz de ver este rostinho de criança que nós conheçemos em Barbacena-MG. Foi muito legal te ver. Abraço CARLOS A FREITAS CASTRO|

Vamos Treinar?

Conheça o treinamento online BHRace. Corra onde e quando quiser, com orientação profissional.