Blog

19/10/2009

Conheça o CORE

Lesão

fisioterapia1fisioterapia1fisioterapia1

Muito tem se falado atualmente sobre a importância do CORE para os atletas. Mas afinal de contas, o que é isso? O CORE refere-se às estruturas do tronco, pelve e cintura escapular que são responsáveis por manter a estabilidade do corpo e permitir ótima geração e transferência de energia durante as atividades esportivas. Quando os músculos destas regiões funcionam adequadamente, o movimento é realizado de forma controlada e eficiente. Consequentemente, há melhora do desempenho e redução significativa do risco de lesões.

O grande problema é que vários corredores, até mesmo alguns de alto nível, não apresentam esta musculatura totalmente desenvolvida. Por isso, é importante realizar uma avaliação para determinar se este sistema está funcionando corretamente e quais intervenções são necessárias para otimizá-lo. De qualquer forma, algumas orientações são importantes para qualquer corredor:

1.  Mantenha bom alongamento dos músculos. Lembre-se que o comprimento adequado é essencial para a função normal do músculo. Para o ganho de extensibilidade não basta apenas 1 série de 20 segundos! São necessárias 3 séries de 30 segundos.

2. Realize um aquecimento antes de iniciar a atividade por meio de alongamentos ou caminhada leve.
O aquecimento ajuda a preparar os nossos sistemas para a atividade.

3. O fortalecimento de alguns músculos do core é essencial para corredores. Entre eles: abdominais profundos e superficiais, glúteo máximo e glúteo médio.

4.  O treinamento de equilíbrio também é muito importante e pode ser facilmente realizado! Você pode começar em pé com apenas um apoio. É importante manter o alinhamento da pelve e não permitir rotações do joelho. Comece com 3 séries de 1 minuto para cada lado e depois aumente o tempo gradualmente.

Bom treinamento!

assinatura_joana

Compartilhe:

Receber comentários por email
Avise-me de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Annette Loures
Annette Loures
11 anos atrás

Olá Joana! Parabéns pelo artigo, ficou ótimo!
Tenho feito bastante fortalecimento de abdominais e glúteos, mas trabalhado pouco o equilíbrio. Muito obrigada pela dica! Farei o exercício proposto por você.Intensificarei também os alongamentos.
Valeu demais!
Grande abraço, Annette

Joana Nunes Lopes
Joana Nunes Lopes
11 anos atrás
Reply to  Annette Loures

Oi Annette,
obrigada! Fico feliz que você esteja seguindo as orientações! Mas não esperava outra coisa de você! Você é uma atleta exemplar! Parabéns!
Abraços,
Joana Nunes Lopes

Sofia
11 anos atrás

Adoro os abdominais que complementam os treinos e a prancha, claro.

Joana Nunes Lopes
Joana Nunes Lopes
11 anos atrás
Reply to  Sofia

Oi Sofia,
isso é muito bom, pois o fortalecimento dos abdominais é muito importante! Continue assim!
Abraços,
Joana Nunes Lopes

Rafael
Rafael
11 anos atrás

Muito boa a explicação…Gosteria de propor uma seugestão se possível!!
Adicionar alguns vídeos com alguns exercícios…mostrando assim de uma melhor forma alguns exercícos que possamos realizar.

Obrigado.

Blog BH Race
Blog BH Race
11 anos atrás
Reply to  Rafael

Olá Rafael! Sua sugestão já foi dada à Joana. Vamos sim adicionar alguns vídeos. Aguarde!

Joana Nunes Lopes
Joana Nunes Lopes
11 anos atrás
Reply to  Rafael

Oi Rafael,
obrigada! Sua sugestão é ótima! Com certeza vamos adicionar alguns vídeos no próximo mês.
Abraços,
Joana Nunes Lopes

Gabriela Vasconcelos
Gabriela Vasconcelos
11 anos atrás

Sugiro que a Mari, aproveitando o figurino da Fila Night Run – cabelo black power rosa pink e óculos de abelha anos 60, seja a professora desses vídeos.

Blog BH Race
Blog BH Race
11 anos atrás

Olá Gabi! Vamos ver o que a Mari acha disso!! Com certeza seria campeã de audiência….Aguarde…em breve lançaremos a TV BH Race!!!!!

trackback

[…] lembrar que a coluna é uma das estruturas que fazem parte do CORE e, por isso, a estabilização desta região influenciará no posicionamento e movimentação dos […]

Vamos Treinar?

Conheça o treinamento online BHRace. Corra onde e quando quiser, com orientação profissional.