Blog

07/10/2009

Primeiros passos para uma alimentação saudável

Nutrição

alimentacao

Todo mundo sabe que cuidar da alimentação é a forma mais simples de garantir saúde. Porém, situações como a rotina estressante
de trabalho, falta de tempo, viagens freqüentes, festas e comemorações de final de semana são apenas alguns dos empecilhos para seguir um programa alimentar saudável.

No entanto, com alguns cuidados simples é possível melhorar a qualidade da sua alimentação e dar os primeiros passos em busca de uma dieta saudável e de uma mudança de hábito contínua e duradoura.  Veja algumas dicas:

1. Beba mais líquidos
É um cuidado simples de ser tomado e fundamental para o bom funcionamento do organismo. Pessoas desidratadas costumam apresentar sintomas como irritabilidade e falta de concentração. Além disto, a falta do líquido compromete o funcionamento dos rins, pode causar constipação intestinal e interfere em uma série de reações orgânicas. A água é a melhor opção, mas, no verão, valem bebidas como sucos naturais, vitaminas e água e de coco.

2. Faça refeições melhores quando estiver em casa
Muitas pessoas passam o dia fora de casa. Para estas, o ideal é caprichar na qualidade das refeições feitas em casa, como o café da manhã e a ceia. Nestas refeições, a sugestão é incluir alimentos que normalmente são difíceis para se consumir fora de casa e complicados para transportes como leite e derivados (queijo, coalhada, iogurte), frutas (principalmente as que precisam ser descascadas como laranja, mamão, abacaxi) e cereais (aveia, gérmen de trigo, cereais matinais). Além disto, muitas pessoas acabam não comendo a quantidade de vegetais necessária durante o dia. Um bom prato de salada pode ser usado na refeição noturna para suprir esta carência.

3. Habitue-se a incluir pequenos lanches ao longo do dia
O ideal é que o intervalo entre as refeições seja de 3 a 4 horas. Frutas práticas (maçã, banana, pêra, pêssego), barras de cereais, frutas desidratadas, castanhas e nozes são opções paras estes lanches. Com esta medida é possível garantir maior controle da quantidade colocada no prato nas refeições principais e a diminuição da sensação de fome ao longo do dia.

4. Dedique mais tempo para as refeições
Comer rápido demais pode causar sensação de peso e digestão difícil. Além disto, quem come depressa acaba ingerindo mais calorias do que precisa porque o cérebro não tem o tempo necessário para registrar o efeito do alimento. Mastigar bem, evitar líquidos durante as refeições e desligar celulares e televisão no momento no qual estiver consumindo o alimento também são medidas importantes.

5. Evite substituir o almoço por fast-food
O mundo moderno exige muito das pessoas. Muitas vezes os horários das refeições dão lugar a reuniões e o almoço acaba sendo substituído por um salgadinho ou alimentos rápidos. O ideal é que seja feito um almoço tradicional, recheado de vegetais e com uma porção de arroz, uma de feijão, além de uma carne grelhada ou cozida. Porém, sanduíches saudáveis e saladas completas podem ser usados sem prejudicar a sua saúde. Prepare estes alimentos em casa e leve para trabalho.

6. Modere o uso de bebida alcoólica
Além de calóricas, as bebidas alcoólicas, assim como o excesso de gordura e de medicamentos, colocam em risco a saúde do seu fígado. Limite-se a utilizá-las no máximo 2 vezes por semana. Mesmo assim , não ultrapasse 80 gramas de álcool por dia. Para saber quanto você anda consumindo, multiplique o teor alcoólico da bebida (informação contida no rótulo) pela quantidade ingerida. O vinho por exemplo apresenta em torno de 12% de teor alcoólico. Se você ingerir 300 ml, terá consumido 36 gramas de álcool.

7. Leia rótulos
Alimentos com excesso de sódio, corantes e gordura trans não são úteis para você.
Esta última, presente em biscoitos, sorvetes e bolos industrializados, reduz o colesterol bom e aumenta o risco de doenças cardiovasculares. Reduza ainda o excesso de açúcar, deixando os doces para o final de semana.

Lembre-se que melhorar a sua alimentação é garantir qualidade de vida.

assinatura_mariana


Compartilhe:

Receber comentários por email
Avise-me de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Annette Loures
Annette Loures
14 anos atrás

Olá Mariana!

Fiquei muito feliz quando li os 7 passos para uma alimentaçào saudável e percebi que sigo naturalmente, sem nenhum esforço, todos eles . Quero agradecer a você e a Carol pela excelente assistência nutricional. Hábitos alimentares saudáveis trazem saúde, disposição, bom-humor , energia, felicidade e são transmitidos de pais para filhos. Obrigada por nos ajudar a enxergar tudo isso!

abração, annette.

Mariana Braga Neves
14 anos atrás

Olá Annette! Que ótimo ler o seu comentário e saber que a alimentação saudável já é algo natural para você.

Um abraço, Mariana

Vamos Treinar?

Conheça o treinamento online BHRace. Corra onde e quando quiser, com orientação profissional.