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30/07/2018

Como programar treinos em seu Garmin

Post da Nagai

Mesmo possuindo excelentes relógios com GPS da Garmin, muitos atletas não exploram todos os recursos do dispositivo para facilitar a execução dos treinos na planilha.

Um treino a ritmo constante (estabilizadores, longos) ou descompromissados com ritmo (regenerativos) podem ser tranquilos de fazer, mas treinos intervalados e fartlek podem justificar um treino pré-programado no seu relógio.

Ficar olhando toda hora para o pulso, conversar com seu companheiro de treino, cuidar para não ser atropelado no cruzamento, correr com coração quase saindo pela boca é uma tarefa difícil até para a mulher “multi-tasking” mais evoluída.

Se temos o treino no relógio nos avisando que o ritmo ideal precisa ser mais rápido ou mais lento em tempo real, conseguimos ser mais eficientes e aproveitar melhor os exercícios.

Tempo livre de 5-10 minutos antes do treino, smartphone e um relógio Garmin são as ferramentas essenciais para programar e carregar o exercício.

Nesse post as instruções são direcionadas para modelos 230 e 235, sendo replicável a outros modelos da marca.

 

Instalação do aplicativo no Smartphone e emparelhamento com o relógio Garmin

Antes de mais nada, verifique se o seu Smartphone possui os seguintes requisitos:

  • Android: OS 4.4 ou posterior, Bluetooth 4.0 ou posterior;
  • Apple: iOS 9.0 ou posterior, Compatível com iPhone, iPad e iPod touch.

Alguns aparelhos não foram aprovados em testes pela Garmin, apresentando incompatibilidade do Bluetooth do celular com relógio conforme informado pelo Centro de assistência do fabricante.

Acesse essa página da Garmin para saber mais sobre isso.

Acesse ao Google Play Store ou Apple Store e instale o Garmin Connect. Após criar uma conta, é necessário ligar Bluetooth do Smartphone e Garmin, depois autorizar seu dispositivo para emparelhamento.

 

Criar um novo exercício ou treino

Para iniciar, acesse o menu principal clicando no botão no canto superior esquerdo (representado pelas três barras horizontais) e depois “Exercícios”, “+” e “Corrida’’.

 

A tela padrão mostra 3 caixas de “Aquecimento”, “Corrida” e “Relaxamento” que podem ser editadas ou eliminadas.

Também é possível adicionar uma etapa ou repetição.

Para o meu treino Intervalado Progressivo 5x1km nas intensidades Leve/Moderado/Moderado/Forte/Forte, cliquei na caixa de “Corrida”, “Configuração da etapa” e “Tipo de duração” escolhendo a segunda opção: “Distância”.

Depois “Definir duração”, no caso é 1 km para a primeira repetição com intensidade leve (L).

 

Note que você pode definir distância com valores quebrados de por exemplo 1.230km usando as 3 barras de rolagem (a primeira com distância antes da vírgula “1”, a segunda depois da vírgula “23” e a última, unidade de medida).

Para garantir a regularidade do meu ritmo leve, ativei a opção “Meta de intensidade”, “Tipo de meta” e selecionei “Ritmo”.

Nas duas primeiras barras de rolagem, você indica o limite inferior (padrão MM:SS ou seja, “05” e “55” para ritmo de 5:55) e nas duas últimas, limite superior do ritmo planejado (5:15).

Para as duas repetições em intensidade moderada (MM), adicionei uma repetição (2 vezes) e atribuí a distância de 1km e meta de intensidade por Ritmo (5:10 a 5:30).

O mesmo foi feito para as duas repetições em ritmo forte (FF).

 

Por fim, cliquei em “Salvar” e digite o nome do treino.

 

Agendar o treino criado no calendário

Na lista de exercícios, o treino criado mais recente aparece no início da lista.

Clique sobre o exercício desejado e no botão do canto superior direito (os três pontinhos verticais), “Adicionar ao Calendário” e defina a data.

 

Volte a tela inicial e na parte inferior, selecione o ícone Calendário e a data em que programou o exercício.

Clique no ícone do Celular com uma seta e você será direcionado a selecionar um dispositivo (lembre que o bluetooth deve estar ativado, celular e o Garrmin pareados) e depois, “Concluído”.

O Garmin Connect vai lhe mostrar a quantidade de treinos e o período em que os exercícios foram programados. Selecione “SEND NOW”.

 

 

No visor do seu relógio, aparecerá duas setas piscando para indicar transferência de dados.

Na tela inicial, clique no botão do Corredor.

Selecione a opção “Training” ou “Treino”, “Training Calendar” e veja que seu treino foi carregado.

Com exercício carregado, é possível ver o “passo-a-passo” do exercício e iniciá-lo quando desejar.

 

A medida que vai editando e criando seus treinos no Garmin, você vai ganhando prática e o processo vai ficar bem mais rápido e fácil.

A grande vantagem além de todo controle durante a execução do treino é o registro do histórico de treinos que podem ser reprogramáveis sempre que necessário.

Aproveite esse recurso básico do seu relógio e colha os frutos da tecnologia!

Bom treinos

 

 

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