Blog

29/06/2018

7 razões para experimentar o Treino Pós-Parto

Coluna do treinador, Iuri Lage

Acaba de sair do forno o mais novo serviço criado pela equipe técnica da BHRace: Treino Pós-Parto!

Trata-se de uma aula coletiva desenhada exclusivamente para mamães com filhos até 2 anos, onde poderá se exercitar ao lado/com o seu bebê.

Tecnicamente os treinos serão voltados para melhora do condicionamento físico como um todo, priorizando o sistema cardiovascular, reforço muscular pélvico e fortalecimento do core.

Sempre respeitando a condição física e o momento de cada mamãe.

Estamos tão felizes e motivados com esse novo serviço que decidimos listar as 7 razões para se fazer o Treino Pós-Parto:

1 – Cuidar da saúde ao lado da sua melhor companhia

O Treino Pós-Parto é praticado em ambientes externos com a presença do bebê, seja no carrinho ou no colo ele sempre será incluído nos exercícios criando vários estímulos tanto para mamãe quanto para o filhote.

2- Fortalecimento dos músculos na região pélvica

Esses músculos estão localizados na região entre as pernas, a partir do osso púbico na frente até a base da espinha nas costas. Eles se parecem com uma “cama elástica”. Ajudam a sustentar a bexiga, o útero e o intestino, e a controlar os músculos que fecham o ânus, a vagina e a uretra.

Quando estão fracos ou afetados de alguma forma, em consequência do parto, por exemplo, eles não fazem seu trabalho de forma eficiente, chegando a causar incontinência urinária, redução no prazer sexual e prolapso (“queda” ou saída do lugar de algum órgão).

3- Fortalecimento do core

Durante a gravidez há uma grande mudança sobre os músculos do core, não só pelas alterações hormonais e fisiológicas, mas também pelas grandes mudanças biomecânicas impostas pelo bebê que cresce dentro do útero.

Os exercícios que trabalham os músculos do core tem função muito importante sobre o controle postural, ajudando a manter ainda a estabilidade da coluna e prevenir as indesejadas dores nas costas que gestantes e mamães normalmente sentem.

4- Exercícios para prevenir e tratar a diástase abdominal

A diástase é provocada pelo estiramento da barriga, que causa um afastamento do reto abdominal.

Forma-se então um espaço entre os músculos.

Veja na imagem abaixo.

diastase-abdominal

Isso acontece porque a parede do útero aumenta para receber o bebê. A partir daí, essa divisão entre os músculos forma uma lacuna, a diástase.

O tamanho dessa lacuna, ou afrouxamento da linha alba (essa que divide o músculo reto), varia normalmente de 1 a 3 centímetros dependendo da constituição muscular da mulher e do tipo de gestação que ela teve. Nos casos mais graves pode chegar até 20 centímetros.

Essa separação do reto abdominal pode contribuir para o surgimento de dores nas costas e pernas, já que esse músculo tem a função de sustentar a região anterior do abdômen (a parte da frente), da parte abaixo do peito até o osso do púbis.

5 – Troca de informações com outras mamães

Todos nós sabemos que os primeiros meses após o parto são recheados de inseguranças e sentimentos ainda desconhecidos.

Um pouco pela variação hormonal e transformação do próprio corpo, mas principalmente pelas enormes mudanças que gerar um filho proporciona.

Encontrar com mais pessoas que estão atravessando esse momento em um ambiente leve e saudável é sempre muito bom.

6- Não precisa de babá! Seu filho e você malham juntos.

Fazer exercício físico ao lado do seu bebê é muito mais prazeroso e divertido… Se por algum motivo for preciso interromper uma série para dar o colo ou ajeitar a chupeta não tem problema.

Não esperamos que você seja uma “musa fitness”. Nosso objetivo é criar um ambiente gostoso, onde cada uma cuidará da sua saúde fazendo o que for capaz.

7 – Treinos comandados por uma treinadora BHRace

Todas as aulas serão planejadas garantindo uma sequência técnica coerente e acompanhada de perto por uma treinadora graduada em Educação Física, para que todos os movimentos sejam executados com qualidade.

Próximo sábado dia 30/06 às 9h na Praça JK em Belo Horizonte acontecerá uma aula aberta do Treino Pós-Parto, para participar é só se inscrever clicando aqui.

Importante ressaltar que exercícios físicos pós-parto são recomendados depois de 2 meses de nascimento do bebê.

E por uma questão de logística limitamos a idade da criança em até dois anos, mas caso seu filho(a) seja um pouco mais velho não hesite em se inscrever e fazer um teste.

Qualquer dúvida deixe no comentário, envie um e-mail para bhrace@bhrace.com.br ou se preferir ligue em nosso escritório (31) 25 149966.

 

 

Compartilhe:

Receber comentários por email
Avise-me de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Vamos Treinar?

Conheça o treinamento online BHRace. Corra onde e quando quiser, com orientação profissional.