Blog

21/06/2018

O que penso sobre treinadores de corrida

Post da Nagai

Mais um post da série “O que penso sobre…”

Eu já tinha falado sobre o que pensava de fisioterapeutas e não podia deixar de falar dos queridos treinadores de corrida.

Esse profissional é considerado como integrante de um quarteto fantástico formado pelo próprio, pelo personal trainer (ou instrutor de academia), fisioterapeuta e nutricionista.

Juntos são capazes de salvar seus atletas indefesos, insanos, birrentos, e de todo mal da vida de um corredor.

Victor em comemoração com seu time no revezamento BHRace

 

Protagonismo

Ao meu ver o Treinador de Corrida é o líder, o capitão do time (o quarteto que acabei de mencionar).

Se estamos subindo o volume semanal por conta das definições do treinador, o personal diminuiu a carga, o nutricionista manda o carb loading e o fisioterapeuta se vira nos trinta para remendar o pobre corredor.

Ou seja, o treinador puxa a “fila”!

Simplesmente pelo fato da corrida ser a verdadeira razão de nos dedicarmos ao fortalecimento muscular, dieta e sessões de liberação miofascial.

 

Relação atleta-treinador

Devo dizer que a relação com fisio, nutri e personal é de interesse…

Com o treinador de corrida não.

Quem genuinamente ama frango grelhado com saladinha, fazer burpees ou ser torturado numa sessão EPI?

Tem que ter um ganho por trás, de preferência com benefício direto a corrida (afinal queremos performar, sem perder tempo com coisas que não agregam).

Admito que minha dedicação somente se acentuou no que fazer “fora ou além da corrida”, quando me vi contagiada a bater novos tempos e distância, não vivenciar de novo uma lesão.

Com o treinador, o relacionamento exige ajustes ao longo do tempo. Frustrações com desempenho, lesões, stress no trabalho são alguns elementos que põem em xeque as habilidades deste profissional.

A convivência permite que ele faça uma previsão do seu tempo exato na prova, como Leo já conseguiu na VIP 2016 em que participei.

 

Sidney (de cinza) sempre presente nas provas

 

O treinador é o cara que:

  • Está no chat, no WhatsApp, no telefone e no ponto de apoio para esclarecer suas dúvidas;
  • Customiza seu treino para o perfil do atleta;
  • Planeja seus ciclos de treinamento no ano;
  • Exige sua dedicação ou te freia;
  • Responde incessantemente a inúmeros posts com textões e clichês dos atletas agradecendo pelo RP. Nestes intermináveis agradecimentos, até o tio que vende a água de coco milagrosa do pós-treino ganha post.

 

Tipos de treinadores

Da mesma forma que atletas tem personalidades e perfis dos mais variados, existem diversos tipos de treinador.

Tem o treinador que lidera os seus pupilos pelo exemplo, sabe das dores do treinamento e tem muita experiência em longa distância como nosso treinador Sidnei.

Profetiza frases motivacionais, como por exemplo, “Nunca é tarde para começar” para o atleta que chega perto do final do horário do ponto de apoio (tipo às 20:29).

O treinador nerd sabe sempre te explicar todas as estratégias de treinamento, justificando cientificamente e traça monitoramentos de recuperação e adaptação como meu treinador Gabriel. Adoro viajar nas análises de números com ele e aprendi absurdamente sobre treinamento desde que começamos nossa parceria.

Não basta executar o treino, tem que saber qual a finalidade e especificidades de cada treino!

O treinador tradicional para mim é o Victor: agitado (no 220V) deixando todos atletas mais animados, carismático e fazendo as brincadeiras para descontrair a galera, não deixa o atleta”pipocar” antes da prova (pipocar no sentido de desistir, não de correr sem pagar inscrição rsrsrs).

Existem inúmeros outros tipos ou treinadores que combinam mais de uma qualidade das citadas.

Fillipe acompanhando atletas na VIP

 

Nada trivial 

O que nenhum deles pode esperar é um relacionamento fácil, sem imprevistos (problemas que só a mãe natureza explica, TPMs, revoltas, viagens a trabalho).

Como lidam com pessoas tem o famoso princípio da individualidade biológica, que antes eu achava que era balela, servia para justificar o porquê de não saberem as respostas de maneira precisa e imediata.

Depois de alguns anos na corrida, pude observar esse princípio aplicado e como uns corredores tem uma adaptação e recuperação distintas mesmo com estímulos parecidos.

Infelizmente não é uma ciência exata conhecer o atleta.

A única certeza do treinador é que esperamos deles apenas o melhor e por isso a cobrança vem.

Obrigada, treinador, por ser tão “zen” lidando com inúmeras atribuições e estando ao nosso lado, seja na alegria e na tristeza, na saúde e na lesão, no Recorde pessoal e mesmo quando quebramos feio.

Compartilhe:

Receber comentários por email
Avise-me de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Vamos Treinar?

Conheça o treinamento online BHRace. Corra onde e quando quiser, com orientação profissional.