Blog

31/05/2018

As 7 melhores dicas para a véspera de uma prova

Coluna do treinador, Iuri Lage

Falta menos de uma semana para sua prova alvo e como era de se esperar seu nível de ansiedade está acima do desejado.

Seja por ter se preparado muito bem e com isso está com expectativa alta em relação ao seu desempenho, ou por ter se preparado mal e naturalmente se encontra preocupado se realmente conseguirá completar o percurso.

Em todos os casos, ficar ansioso na véspera de uma corrida não é legal.

Abaixo segue o que considero as 7 melhores dicas para a véspera de uma prova:

 

1- Esqueça o passado

Pensamentos como: “não deveria ter perdido aquele treino longo”, “devia ter prestado mais atenção na minha alimentação”, “será que precisava ter feito mais reforço muscular?” devem ser excluídos da sua mente.

Pense sempre que você fez o que deu conta e afirme (em voz alta se for preciso) que você já é um vitorioso por ter se inscrito em uma corrida e ter saído da zona sua de conforto.

 

2 – Durma mais

Inúmeras pesquisas comprovam a importância do sono para corredores.  Tente dormir 2 horas a mais nos 5 dias que antecedem a prova.

Por experiência própria posso lhe garantir que essa atitude faz muita diferença!

Caso tenha dificuldade de dormir cedo, vá para a cama mesmo assim e deixe seu corpo na horizontal o maior tempo possível. Se conseguir colocar um travesseiro ou suporte que deixem suas pernas um pouco mais alta que sua cabeça melhor ainda!

3- Nada de novidades

Não tente experimentar nenhuma novidade na véspera de uma prova. Seja alimentação, carboidrato em gel ou acessórios como tênis, top, short e camisa.

Obs.: Cuidado com as atraentes feiras de material esportivo na retirada de kit!

Nesse momento você deve se sentir seguro e confiante em relação ao seu corpo, seu equipamento e assim correr tranquilo sem imprevistos. Use só que você está acostumado!

 

4- Encontre a quantidade certa de água

Você precisa estar super hidratado no dia da corrida, mas não seria legal ter que ir ao banheiro durante a prova.

Diante disso, use os dias que antecedem a largada para encontrar a quantidade exata de água que você é capaz de metabolizar e se sentir bem sem precisar ir ao banheiro toda hora.

 

5 – Deixe tudo arrumado na noite anterior

Faça um check-list da sua roupa, acessórios e alimentação na noite anterior e deixe tudo organizado para não ter qualquer tipo de estresse ou esquecimento.

Se for demorar para largar, não esqueça de levar um lanche ou uma fruta para comer e manter os níveis de açúcar no sangue.

 

6 – Acorde mais cedo para ir ao banheiro com calma.

Tomar o café da manhã tranquilamente e depois sentar no vaso para fazer o nº2 sem pressa simboliza para mim 25% do sucesso na prova!

 

7 – Mantenha o sorriso e ajude as pessoas

Sempre tem corredores com dificuldades na área da largada. Seja para encontrar o banheiro, colocar o chip no tênis ou arrumar um carboidrato em gel.

Seja generoso e procure ajudar.

Contribuir com outras pessoas faz um bem danado e afasta o pensamento do seu “ego” e das suas expectativas.

 

Compartilhe:

Receber comentários por email
Avise-me de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Vamos Treinar?

Conheça o treinamento online BHRace. Corra onde e quando quiser, com orientação profissional.