Blog

24/05/2018

Quantas vezes por semana você deve correr?

Coluna do treinador, Iuri Lage

Essa é sem dúvida uma das perguntas mais importantes a serem consideradas antes de iniciar na corrida.

A freqüência que você corre é uma das três variáveis ??fundamentais do treinamento. As outras duas são a duração (o quanto você corre) e intensidade (o quão rápido você corre).

Para responder essa pergunta primeiro devemos identificar quais são seus objetivos. Você está correndo por razões de saúde (como perda de peso), deseja completar uma distância específica ou bater um recorde pessoal?

Em seguida mapeie quanto tempo você tem para se dedicar ao treinamento. Considere o trabalho, a família, a escola e quaisquer outros compromissos que você possa ter, afinal o melhor treino é aquele possível de ser feito.

Correr três vezes por semana é um excelente ponto de partida e oferece muitos benefícios a saúde por permitir tempo de recuperação entre as corridas e menor risco de lesão.

Um plano de treinamento de três dias também é legal por permitir cumprir o treino em outros dias caso tenha acontecido um imprevisto na sua semana, sobram ainda 4 dias para você realocar o treino perdido.

Vale deixar claro que correr dois dias por semana é menos que o ideal segundo pesquisas. 

Mas então qual é a resposta?

Aqui na BHRace de forma geral recomendamos três dias de corrida e dois ou mais dias de treinamento de reforço muscular dentro da semana.

O treinamento de reforço muscular é extremamente benéfico, porém nem todos os corredores estão interessados, dispostos ou aptos a se comprometer com a musculação… Uma pena.

Correr todos os dias como atletas de elite definitivamente não é indicado para corredores amadores devido à falta de tempo de recuperação. 

É importante sempre ter um dia completo para descansar.

Se optar por correr cinco ou seis dias por semana, varie diariamente a sua rotina de corrida usando diferentes percursos, quilometragem e ritmo de treino.

O melhor plano de treinamento é aquele que funciona para você e permite que você atinja seus objetivos. Portanto, avalie suas necessidades e metas com cuidado e escolha uma frequência que melhor combina com seu dia a dia. Ter um treinador nessa hora pode fazer muita diferença!

Também é importante observar que somos todos seres dinâmicos e, à medida que seu treinamento avança, não se surpreenda ao descobrir que suas necessidades ou metas mudam, com isso seu programa de treinamento também precisa mudar.

Compartilhe:

Receber comentários por email
Avise-me de
guest
3 Comentários
mais antigos
mais novos mais votados
Inline Feedbacks
View all comments
Benjamim Marcelo
Benjamim Marcelo
3 anos atrás

Estou grato pelas dicas de treinos, porque comecei recentemente a correr e não quero perder peso porque estou no “peso ideal” gostaria de uma dica para correr sem perder peso

Benjamim Marcelo
Benjamim Marcelo
3 anos atrás
Reply to  iurilage

Esta bem, aguardo. Obrigado

Vamos Treinar?

Conheça o treinamento online BHRace. Corra onde e quando quiser, com orientação profissional.