Blog

14/03/2018

Entrevista com Fernanda Maciel

Entrevistas, Mulher

Quando eu tinha por volta de 11 anos, Kadu Maciel que treinava futebol no mesmo time que eu, falou: “Bicho, você precisa ver minha irmã lutando Jiu-Jitsu, ela acabou de ser campeã brasileira! ”

 

Essa foi a primeira vez que ouvi falar da Fernada Maciel há mais de 20 anos, através do seu irmão e (até hoje) amigo, Kadu!

 

Se você ainda não a conhece, saiba que ela é uma das melhores ultra corredoras de montanha do mundo, multi esportista e sem dúvida uma das mulheres mais fortes que conheço.

 

Entre seus feitos impressionantes estão:

– Recordista mundial e primeira mulher a correr o caminho de Santiago de Compostela (890km) em 10 dias! (veja o vídeo)

– Recordista mundial e primeira mulher a subir e descer o Aconcagua (altitude de 6.962m) em 22h52min! (veja o vídeo)

– Recordisda mundial de subir e descer o monte Kililmanjaro (altitude de 5.895m) em 10h06min!

– 4 pódios na Ultra Trail du Mont Blanc (veja o vídeo)

– Eleita  melhor atleta do ano pela revista Go Outside nos anos 2005, 2006 e 2013.

 

E pensar que essa super corredora conhecida mundialmente nasceu em Belo Horizonte e começou a correr nas montanhas de Minas!

 

Semana passada entrei em contato com a Fernanda e pedi uma entrevista exclusiva para a BHRace dando continuidade aos conteúdos especiais do Mês da Mulher.

 

Veja o resultado desse bate papo:

 

 

Fernanda, me parece que sua vida foi sempre recheada de esportes passando por ginástica olímpica, capoeira, jiu-jitsu, triathlon até chegar na corrida de montanha. Conte um pouco como foi a transição entre essas modalidades?

“Sempre treinei muito desde pequena (4 horas diárias), o que resultou em uma vantagem em todos os esportes que pratiquei. A transição entre um e outro foi em relação ao meu estilo de vida e o que eu queria na época, sempre seguindo minhas próprias vontade e sonhos. Hoje, me sinto realizada correndo em montanha, mas quem sabe daqui 20 anos seja nadando em mar aberto? Não sei, o que entendo é que o esporte sempre esteve e estará presente na minha vida.

 

Hoje você vive na Espanha em uma cidade com 40 habitantes, certo? O que te levou a viver nesse lugar tão especial e quais as vantagens e desvantagens de estar aí?

“É uma longa história como eu cheguei a parar aqui, mas não tem a ver com o esporte, motivo de trabalho e vida pessoal. Mas hoje, para praticar o meu esporte, onde moro é bom porque o único foco que tenho é correr, nada mais.”

 

Soube que gosta de cozinhar! Você prepara sua própria comida todos os dias? O que você não abre mão em sua alimentação?

“Sim, cozinho todos os dias. Não abro mão do meu tofu, brócolis e café.”

 

Verdade que faz mais de 12 anos que você não assiste TV? Por que?

“Porque descobri que sem ver TV posso ter mais tempo para fazer outras coisas, que na minha vida particular, tem um valor mais importante. Não sou contra TV e nem quem assiste TV, é apenas na minha vida que eu prefiro ter outras prioridades.”

Muitos treinadores e fisiologistas do esporte atribuem o sucesso dos atletas de endurance a herança genética, você concorda com eles? Quantos por cento é genética e quantos por cento é treinamento?

“Sim, a genética é super importante para o esporte endurance. Porque senão o atleta estará sempre lesionado. Porém treinar corretamente acho que é o mais importante. Não gosto de mensurar, talvez uns 30% pra genética e 70% pros treinos.”

 

Como é a questão de doping na corrida de montanha? Existe algum controle?

“Sim, existe controle no pré-prova e no pos-prova para os top3. Eu, por exemplo, e mais outros 30 atletas de elite, fazemos parte de um grupo de corredores, onde somos estudados e controlados por médicos do órgão internacional de Trail Running. Desta forma, eu sempre sei se meu organismo está bem ou não para competir. E os médicos tem as informações para avançarem em relação aos estudos do nosso esporte.”

Hoje você é uma atleta patrocinada pela Red Bull. Existem outras marcas que te patrocinam? Como é viver do esporte como atleta individual?

“Sim, Red Bull, Compressport, The North Face, Oakley, Etixx e Spot. Viver do esporte é bacana mas ao mesmo tempo duro porque existe pressão e um tempo limitado para o seu sucesso. Ter a consciência disto e aproveitar os bons momentos é importante.”

 

Você representa a excelente marca de meias de compreensão Compressport. Qual a importância desse acessório em seu dia-dia de treino?

“Ajuda na minha performance cada dia de treino, porque reduz o desgaste com impacto e tenho melhor oxigenação nos músculos; corro sempre usando a R2V2. E me ajuda à recuperar após cada treino, porque a compressão acelera o fluxo sanguínio e assim menos fadiga paras minhas pernas. Na recuperação eu gosto de usar a Full Socks e a Underwear.”

 

Além de atleta você é advogada e nutricionista! Como você se vê daqui a 15 anos? Tem planos para o futuro?

“Sempre estarei correndo, mas daqui 15 anos talvez mais como alpinista. Futuramente creio que não serei advogada, talvez mais como uma ativista ambiental.”

 

Qual foi a prova/desafio mais duro que você já fez?

“Acredito que os meus 4 pódios na Ultra trail du Mont Blanc, o record de subir e descer correndo o Aconcagua (6.962m) e correr o Camino de Santiago de Compostela 860km em 10 dias.

 

Qual recado você daria aos corredores de montanha da BHRace que desejam alcançar seu melhor resultado individual?

“Treinem bastante com um técnico que possa te orientar a buscar concluir seu sonho.”

 

Que dia você vem para BH? Topa fazer um treino off-road com os atletas da BHRace? 😉

“Claro, com muito prazer, será uma honra pra mim. Final do ano estou aí porque quero organizar uma prova de Trail Running bem próxima à BH. Desta forma, espero todos vocês.”

———-

Siga a Fernanda Maciel no instagram: @fernandamaciel_oficial  

 

 

 

Compartilhe:

Receber comentários por email
Avise-me de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Vamos Treinar?

Conheça o treinamento online BHRace. Corra onde e quando quiser, com orientação profissional.