Blog

12/01/2018

8 dicas para planejar suas metas em 2018

Coluna do treinador

Muitas vezes definimos nossas metas com clareza, mas nos perdemos no planejamento, fazendo com que toda aquela empolgação comum em janeiro se esvazie antes mesmo do carnaval passar!

Saber onde quer chegar ou o que quer alcançar é o primeiro passo, mas não é o suficiente.

É preciso planejar com cautela, considerar variáveis e traçar um caminho.

Pensando nisso segue o que (no meu ponto de vista) são as 8 dicas mais relevantes para os corredores que desejam planejar com sucesso o ano novo que se inicia:

 

1- Fique atento aos calendários de provas

Cada vez mais as empresas organizadoras dos principais eventos de corrida do mundo têm se antecipado em divulgar a data de suas provas.

Pesquise no Google e liste as que mais lhe atrai com suas respectivas datas. Essa visão macro auxilia na hora de se programar com trabalho, família, dinheiro e férias, deixando tudo compatível e viável.

 

2 – Crie metas de curto, médio e longo prazo

É importante pensar grande e estabelecer um objetivo ambicioso a longo prazo, porém o que mais irá motiva-lo a se manter regular nos treinamentos são as metas de curto e médio prazo.

Em resumo, sugiro sempre definir um objetivo mais difícil e demorado como por exemplo correr uma maratona no segundo semestre, mas é fundamental criar metas mais curtas como correr 10km abaixo de 50 minutos daqui a 3 meses ou realizar 12 treinos nas próximas 4 semanas.

 

3- Não se prenda em 2018

Se seu desejo é correr uma maratona ou ultramaratona pode ser que você não consiga se preparar em 2018. Não tem problema, esse ano servirá como base para sua grande conquista em 2019 ou mesmo em 2020!

Ainda sim estabeleça metas de longo, médio e curto prazo nos próximos 365 dias, elas serão os “alicerces” da sua conquista principal.

 

4- Comemore toda meta alcançada

O ritual de celebrar é fundamental e deve fazer parte da sua rotina. Afinal, qualquer conquista alcançada merece reconhecimento e deve alimentar a alma!

Não precisa ser nada complicado, pode ser um sorvetinho no meio do dia ou um brinde (suco de laranja) com namorado(a).

 

5- Escreva suas metas

O simples fato de transformar sua vontade (algo intocável) representada em uma folha de papel (algo tocável) já é um princípio de realização! Escreva na agenda ou em um pedaço de papel e guarde.

Quando alcançar seu objetivo risque o que escreveu ou se preferir queime – adoro fazer isso!

 

6- Defina um “número” e uma data

No universo da corrida os objetivos transitam em perder peso, correr determinada prova ou apenas praticar atividade física e se manter saudável.

De toda forma é recomendável inserir uma data e um valor de referência, como por exemplo: “Quero perder 5kg até dia 30 de março”, “Quero correr a Volta da Pampulha em 1h50min dia 09/12”, “Quero meu colesterol menor que 200 até dia 01/07” “Quero realizar 80% dos treinos da minha planilha até dia 31/12”.

Números deixam os objetivos palpáveis e fazem toda diferença na motivação.

 

7 – Respeite o intervalo de descanso entre as provas

É muito comum corredores se inscreverem em provas simplesmente porque a inscrição estava barata.

Vale ressaltar que participar de muitas corridas em um intervalo pequeno de tempo aumenta muito a chance de lesão, sem contar que atrapalha a evolução do treinamento.

Para saber mais sobre o tempo que devemos dar entre uma prova e outra recomendo que assista o vídeo dos treinadores BHRace sobre esse assunto, está imperdível!

 

8 – Conte com a ajuda de um profissional competente

Essa é sem dúvida a dica que mais faz diferença! Ter um especialista para entender sua condição física, seu perfil e junto planejar um calendário de metas seguro, desafiador e viável é tudo que um corredor precisa para mandar bem em 2018.

No Treinamento Online BHRace realizamos com cada corredor uma entrevista inicial via telefone onde são levantados os objetivos, a rotina e outros fatores que influenciam diretamente o treino.

Após essa entrevista orientamos um teste físico para verificarmos o nível de condicionamento físico, em seguida disponibilizamos em nossa plataforma uma planilha de treino semanal que se encaixar perfeitamente ao dia a dia do atleta.

Uma vez criada a planilha, o treinador acompanhará de perto conversando semanalmente, ajustando os treinos e motivando cada km.

E o melhor de tudo é que é possível treinar onde e quando quiser!

Com a BHRace os treinos serão sempre adequados as suas característica fazendo tudo ficar mais fácil e seguro.

Para saber sobre nossos preços clique aqui!

Caso queira bater um papo com nosso supervisor técnico, envie seu telefone. É sempre um prazer conversar sobre corrida!

Vamos Treinar?

Conheça o treinamento online BHRace. Corra onde e quando quiser, com orientação profissional.


Deixe seu email e receba nossa news