Blog

23/10/2017

Dicas para correr no calor

Coluna do treinador, Dicas BHRace

O calor está com tudo e ainda estamos (tecnicamente) na primavera. As altas temperaturas fazem com que nós precisemos tomar uma série de cuidados maiores para não deixarmos o rendimento cair nessa época do ano de transição do inverno para o verão.

Neste texto falamos sobre alguns riscos que existem de se correr neste calorão e o que devemos fazermos para previní-los e manter uma boa performance nos treinos!

 

RISCOS DO CALOR!

 

Câimbras musculares.

Correr em maiores temperaturas pode nos deixar mais propício a câimbras durante e após os treinos. Como desidratamos muito, perdemos muitos sais mineiras no suor, o que causa um desequilíbrio eletrolítico e é este desequilíbrio o principal causador das temidas câimbras musculares.

 

Insolação.

Existe um alto risco de insolação devido à exposição ao sol e a ventos quentes. Para quem tem a pele mais clara, este risco é ainda maior!

 

Exaustão.

Fadigamos muito mais rápido devido ao estresse térmico, pois nossa frequência cardíaca fica bem mais elevada nesta situação. Assim, a sensação de cansaço chega bem mais rápido.

 

5 DICAS PARA CORRER NESTE CALORÃO!

 

1. Hidrate-se bastante!

Primeira e mais importante de todas é se hidratar bastante.

Porém, esta hidratação não é apenas no momento do treino e sim durante todo instante. Em especial, no dia anterior a um treino longo.

Comumente, temos a noção de ingerir dois litros de água ao dia, mas neste período, podemos passar um pouco deste indicação. Se você vai treinar no fim do dia, o quanto de água você ingere ao longo deste dia pode influenciar muito no seu desempenho à noite.

 

2. Use protetor solar.

Sempre devemos usar! E em especial, agora.

Utilizar protetor sola diminui os riscos de insolação e este cuidado deve ser cada vez maior a medida que mais clara for sua pele.

Ah, e mesmo que você corra de camisa e mesmo que ela tenha aulgum tipo de proteção contra raios solares, é importantíssimo usar o protetor solar.

Assessórios como boné e óculos de sol são sempre bem-vindos!

 

3. Use roupas leves.

Roupas claras e que facilitam a transpiração ajudam bastante.

Como suamos mais, nada de escolher roupas pesadas que vão rapidamente ficar encharcadas com nosso suor.

 

4. Use o horário de verão a seu favor.

O horário de verão está presente em grande parte do território brasileiro e faz com que tenhamos um atraso de uma hora no sol real daquele horário.

Então, o hábito de correr de manhã é uma excelente escolha, já que o sol nasce mais tarde.

 

5. Releve pequenas quedas na velocidade.

Como vimos, nosso desempenho pode cair um pouco, então, tenha paciência.

Uma queda de até 20 segundo no nosso ritmo médio pode ser encarado como normal para dias de calor extremo.

Observar a situação climática a todo momento pode ajudar muito neste controle da intensidade do treino.

 

Pronto para encarar o verão? Siga estas dicas e mande ver nos seus treinos. Caso tenha alguma outra dica que você quer deixar para gente, comente neste post aqui em baixo. Bons treinos!

 

Compartilhe:

Receber comentários por email
Avise-me de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Vamos Treinar?

Conheça o treinamento online BHRace. Corra onde e quando quiser, com orientação profissional.