Blog

19/09/2017

Fartlek: um dos treinos preferido dos corredores.

Coluna do treinador, Curiosidades, Trail Run

Se você segue o treinamento proposto por um treinador, com certeza já realizou um treino chamado FARTLEK. Mas é bem provável que você fique em dúvida sobre o porque desse nome, como ocorre esse treino e quais são os benefícios que o fartlek pode trazer pro nosso desempenho, certo? Neste post iremos desvendar alguns segredos deste tipo de treino que é um dos preferidos entre os corredores.

 

O porquê do nome Fartlek.

O termo fartlek tem origem no idioma sueco com o significado de “brincar de correr”, “brincar com a velocidade”, “correr alterando a velocidade”. No nosso dia a dia, o fartlek significa treinar com variação, ou de velocidade ou de terreno.

 

Como ocorre o Fartlek?

O fartlek é um treino contínuo com variação. E essa variação pode ser na intensidade (velocidade ou ritmo de corrida) ou no terreno (superfície ou altimetria).

Variando a velocidade, o atleta percorre determinado tempo ou distância em um ritmo e altera sua velocidade para percorrer mais um trecho. Por exemplo:

  • Alternar entre pace de 5’30/km e 6’00″/km a cada 1km percorrido ou alternar entre caminhada rápida e trote a cada cinco minutos.

Variando a superfície, o atleta percorre determinado tempo ou distância em um tipo de terreno e o altera para percorrer mais um trecho. Por exemplo:

  • Alternar entre asfalto e trilha a cada vinte minutos ou alternar entre corrida no plano e corrida com aclives e declives a cada 3km.

 

Fartlek é igual Intervalado?

O fartlek é um treino contínuo, ou seja, nele não há tempo para descanso. Assim, não podemos considerar ele como um treino intervalado. A variação da velocidade no fartlek não chega ao ponto de que em determinado momento a intensidade seja muito baixa.

Desta forma, o tempo todo estamos correndo acima do nosso limiar aeróbico e em nenhum momento estamos utilizando a velocidade baixa como pausa ativa.

 

Variações do Fartlek.

Já vimos que fartlek pode ser com padronizado com variação de ritmo/velocidade ou com variação de terreno, mas existe uma forma chamada de ‘Fartlek Livre’ onde o corredor faz essas variações sem um padrão de tempo. Ou seja, a qualquer momento do treino ele altera a velocidade ou a superfície de corrida e inclui subidas ou descidas.

 

Por que ele trás muitos benefícios?

O fartlek é muito interessante para quem está com dificuldade de aumentar a velocidade em treinos prolongados. Assim, usar a estratégia do fartlek pode ser a solução.

Vamos a um exemplo: Se a pessoa consegue correr uma hora a um pace de 5’00″/km mas não consegue melhorar mais seu desempenho, uma alternativa é correr a mesma uma hora alternando o ritmo a cada cinco minutos entre 4’45″/km e 5’15″/km. Com a evolução, em breve você será capaz de correr essa uma hora em um pace de 4’45″/km.

Para quem está começando agora e não consegue correr por muito tempo ainda, o fartlek é essencial para que se possa sair dos treinos de caminhada e entrar de vez nos treinos de corrida.

 

Para realizar o melhor treino estilo fartlek, procure um profissional de educação física. Ele será capaz de planejar e controlar seu treino para que você possa atingir todos os seus objetivos.

 

Compartilhe:

Receber comentários por email
Avise-me de
guest
2 Comentários
mais antigos
mais novos mais votados
Inline Feedbacks
View all comments
Sebastiao
Sebastiao
2 anos atrás

Gostei da materia ,vou fazer esse treino

Gabriel
Gabriel
1 ano atrás
Reply to  Sebastiao

Top! O fartlek está no dia a dia de todos os corredores!

Vamos Treinar?

Conheça o treinamento online BHRace. Corra onde e quando quiser, com orientação profissional.