Blog

05/09/2017

O que você precisa saber sobre treinamento pliométrico?

Coluna do treinador, Curiosidades, Lesão

O treinamento pliométrico é uma forma de treinamento que busca a utilização dos músculos em movimentos rápidos e que ocorrem de maneira explosiva. Confira neste texto mais informações sobre como esta forma de treinar pode te ajudar a melhorar seu desempenho ao correr!

A palavra PLIOMETRIA tem origem grega (plio= maior e metria=medida) significando maior medida. Nas ciências do esporte, esta maior medida está relacionada à um maior alcance em ações explosivas, como por exemplo, saltar.

 

COMO SURGIU?

Este meio de treinamento surgiu na Rússia e foi muito estudado por um pesquisador local chamado Yuri Verkoshanski, que quando treinador era impossibilitado de utilizar o espaço aberto do campo esportivo devido ao rigoroso inverno russo. Uma alternativa, foi treinar diversos tipos de saltos nos corredores internos do colégio. Quando chegou o verão, percebeu que os atletas estavam muito mais condicionados e notou a eficácia da utilização de saltos para melhorar o desempenho.

 

COMO SALTAR VÁRIAS VEZES MELHORA O DESEMPENHO?

Existe um mecanismo fisiológico chamado Ciclo de Alongamento-Encurtamento (CAE). O CAE entra em ação quando você realiza um movimento excêntrico (por exemplo, agachar) seguido de um movimento concêntrico muito rápido (por exemplo, saltar). Caso você repita isso várias vezes, sempre antes de aterrissar o seu corpo entra em estado de “pré-ativação” para suportar o impacto da aterrissagem e se programar para um novo salto.

A cada salto, seu corpo vai se adaptando e melhora em relação ao recrutamento e frequenciamento das fibras musculares, fazendo com que você salta cada vez mais longe ou gastando menos energia.

 

SE EU TREINAR PLIOMETRIA, VOU FICAR MAIS MUSCULOSO?

A melhora de desempenho causada por este tipo de treino não está atrelada a um aumento do volume muscular e sim a uma melhor maneira de recrutar as fibras musculares. Portanto, este tipo de treinamento não leva à hipertrofia. Este treinamento leva-nos a ter um melhor padrão neuromuscular.

 

QUAIS EXERCÍCIOS UTILIZAR?

Trazendo para a corrida, os saltos são os mais utilizados. Estes saltos podem ser no mesmo local ou progredindo para frente. Exercícios em escadas e arquibancadas também são muito comuns. Mais difíceis são os saltos em profundidade, onde uma pessoa se deixa cair de uma plataforma e logo em sequência realiza um salto máximo. Algumas variações são saltar em apenas um membro ou utilizar o braço como movimento assessório.

 

PODE CAUSAR LESÃO?

Todo treinamento mal orientado e controlado pode gerar lesão. E isso não seria diferente com o treinamento pliométrico. Por envolver saltos, o impacto que o corpo precisa absorver é muito grande e à medida que vai se aumentando a altura do salto ou o peso que carrega consigo ao saltar, esse impacto aumenta ainda mais. Então, faça supervisionado por um profissional de educação física, ok? Ele irá prescrever a carga adequada e orientar seu movimento para que não aconteça nada fora do planejado.

Bons treinos!

 

Compartilhe:

Receber comentários por email
Avise-me de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Vamos Treinar?

Conheça o treinamento online BHRace. Corra onde e quando quiser, com orientação profissional.